Crônica - Espelho Imediato.

  • terça-feira, novembro 27, 2012
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 3 Comentários


    Márcio vai ao bar depois do expediente. Flávio vai caminhar no parque. Flávio sai toda noite antes de dormir para caminhar com seu cão. Márcio assiste os noticiários policiais. Márcio acorda às 5 e prepara seu automóvel para o trabalho. Flávio vai em sua bicicleta. Márcio se acomoda em seu carro  e ouve suas músicas. Flávio acena para alguns conhecidos. Márcio se estressa com a falta de vagas no estacionamento. Flávio coloca sua bicicleta em frente ao seu local de trabalho. Márcio  deseja que o expediente termine logo. Flávio aprecia e recebe muito bem as coisas do dia a dia. Márcio chega em casa mal humorado. Flávio chega cansado. Os dois dormem. 

     Márcio e Flávio tiram férias. Márcio compra sua passagem de avião. Flávio dá uns ajustes em sua antiga motocicleta. Márcio vai passar por algumas cidades. Flávio vai conhecer algumas cidades. Em sua velha cidade Márcio encontra um velho conhecido e o conhecido diz: " Passa lá em casa" e Márcio responde: "Logo mais dou uma passada lá". Flávio encontra um velho amigo e o velho amigo lhe cobra uma visita e Flávio responde: "Amigo, infelizmente estou de passagem".
    
    Márcio já deseja a velha rotina. Flávio visita festas de familiares. A família de Márcio visita-o. Flávio lê antes de dormir. Márcio empilha livros.
    
    Depois das férias Márcio faz alguns "bicos" para aumentar sua renda. Flávio cativa rosas em seu jardim. Márcio resolve trocar de automóvel. Flávio troca móveis de lugar.
    
    Assim se passa as estações do ano, e Márcio e Flávio apesar de não se conhecerem fazem quase a mesma coisa, as diferenças são que Flávio tem poucos amigos e coleciona sorrisos e Márcio tem muitos conhecidos, porém não tem muito bem vivido.

Autores: Wélio Meireles e P.R. Oliveira.

Você também pode gostar de

3 comentários

  1. Não é por que eu fui um dos autores, mas esse texto é um dos melhores que temos no "um novo sol". Mostra a vida em uma sociedade capitalista com os valores voltados ao imediato, e ao que ao caminho "confortável dos espertos" que aspiram ser "bem-sucedido" como mercadoria no "mercado de trabalho", o personagem Márcio se encaixa nesse perfil, enquanto Flávio sabe o que é viver.
    E só uma coisa, Comentar não arranca pedaço não, Caros leitores.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o texto, não apenas este, mas vários outros aqui postados. Durante a leitura remeti-me ao questionamento de “Qual dos personagens me enquadro?”. Infelizmente não posso negar o fato de que levo rotinas capitalistas em meus dias. Não que eu goste disso e menos ainda por falta de instrução, mas sim por causa da necessidade de passar por essa “fase” e acredito que sou apenas eu, afinal vivemos todos em uma sociedade capitalista.
    Gostei do perfil de Flavio, porém acredito que para adaptar-se num sistema de tal maneira, é necessário conhecê-lo e vivê-lo. Por isso citei a vivência capitalista como uma fase, fase essa em que iremos aprender o que realmente precisamos ter e a nossa necessidade para ser. E assim alcançarmos essa sintonia entre a vida e o “ao redor”.

    Muito bom o trabalho de vocês, acompanho e recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, espalhe as ideias deste blog, precisamos que outras pessoas leia estes pensamentos e entre em nossas causas, apoio sua ideia de capitalismo, vivemos em uma rotina robótica, como se estivéssemos sendo controlados por algum programa, e as vezes nos ajuda a abrir mais os olhos, mas como disse "às vezes".

      Excluir