Encarando o medo! Positivo ou Negativo?


Muitas pessoas afirmam que o medo é o nosso maior inimigo, pois dizem que ele estar por trás dos nossos fracassos, mas será que isso é mesmo verdade? Ou o medo é apenas um sentimento que serve para estimular a conhecer algo que não conhecemos?

O filosofo e poeta Ralph Waldo Elerson, disse: “Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa.” Ou seja, quando você afirma positivamente que vai dominar seus receios e chegar a uma decisão definitiva em sua mente consciente, liberta o poder do subconsciente, que flui em resposta a natureza do seu pensamento, Por tanto o medo é algo que você pode controlar, basta ter força de vontade e coragem.
Existem alguns tipos de medos entre eles o medo condicionado, a Timidez e a Fobia.
Medo condicionado Ã© no contexto da psicologia, um processo pelo qual uma coisa que não representa ameaça alguma se torna temida por estar associado na mente do indivíduo a algo assustador.  Uma vez incutido no cérebro do indivíduo por qualquer razão que seja, alguém ou algo passa a representar forte influência no comportamento desse individuo tornando-o assim, receptivo à situação que lhe causa o medo. O cérebro registra, conecta-se e responde a cada ação tomada, assim, temer algo ou alguém é um princípio condicionado ao cérebro por situações expostas na mente do indivíduo.
A Timidez provoca desconforto em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Uma pessoa tímida tem medo de se expor e trabalhar em grupo, normalmente é aquela pessoa que sempre fica isolada e raramente se interage com outras pessoas rapidamente.
 A fobia é um problema que pode se manifestar em pessoas de todas as idades seja elas do sexo feminino ou masculino. Apesar das pessoas imaginarem que o problema só ocorre com crianças, muitos adultos e pessoas de terceira idade também podem ser vitimas de uma Fobia. Esse tipo de medo pode ser o mais perigoso, pois muitas pessoas usam da agressividade para enfrentar esse tipo de medo, e isso é completamente errado. Agora vamos dar uma técnica que muitos já usaram e afirmaram que funciona.

Se você tem medo de nadar, comece agora a sentar-se tranquilamente durante uns cinco a dez minutos, três a quatro vezes por dia, e imagine que estar nadando. É uma experiência subjetiva. Mentalmente você estar se projetando como se estivesse dentro d’água. Isso se torna tão real que a sua mente apaga aquela imagem ruim de  ter medo de nadar, essa experiência pode ser usada por diversas situações.
Portanto o medo chega a ser bom quando a pessoa o enfrenta e adquire uma nova experiência, porém também pode ser ruim quando a pessoa se deixar dominar pelo medo e ele se torna cada vez maior e perigoso.

Autor: Iuri Barreto.

Você também pode gostar de

0 comentários