Francisco: Um jovem incomum

O texto "O Santo" da Revista Um Novo Sol.

São Francisco de Assis nasceu entre os anos de 1181 e 1182, na Úmbria (Itália). Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. O ser e o parecer se tornaram quase uma questão de sobrevivência na sociedade em que vivemos, percebemos que é uma forma de credibilidade. Quanto mais você tem mais você quer ser ou se torna algo, São Francisco foi um exemplo de alguém que tinha tudo, porém, doou isso em favor de algo muito maior, ele e seu pai eram pessoas respeitadas na comunidade em que viviam, por serem ricos.

São Francisco, assim como nós, era jovem, quando doou seus bens aos pobres sofreu repressão, até de seu pai. Fazendo uma comparação com os dias de hoje, o jovem também sofre a repressão da sociedade, ao dizer "não" ao parecer, é como se ele fosse rejeitado pela sociedade, e forçado a ser e também a parecer algo que não é, mais só por esse fato da exclusão, ele adquire uma espécie de máscara e pretende com isso mostrar algo que não é só para se destacar ou para que seja aceito.

Francisco não pensou nisso e seguiu os planos de Deus e disse “não” ao parecer que lhe era imposto, que para todo aquele povo era o certo, ele que claramente era esse exemplo, até que provou que não, que era um jovem incomum. O jovem que se tornou Santo ao renunciar todo e qualquer tipo de riqueza.

Autora: Ihsa Paula

Você também pode gostar de

0 comentários