Lutando para liberdade do nosso ser

O texto à luz da palavra da Revista do Um Novo Sol.

Ser e parecer são palavras interligadas só que distintas por causa de uma terceira: querer, somos o que queremos ser e parecemos com aquilo, que por vários motivos somos impulsionados a parecer. Porém, vou falar de um dos principais motivos deste parecer: a sociedade opressora.

Se olharmos ao nosso redor veremos vários exemplos de ser e parecer na nossa sociedade, vou citar dois, para ficar mais clara esta visão.

Ex.1: Um jovem para ser tratado como um cidadão e exemplo a ser seguido, tem que fazer uma faculdade, trabalhar, casar e ter filhos, porém, será que é isso que ele realmente quer para vida dele? Talvez não! Entretanto, é isso que ele faz, para parecer uma ótima pessoa para sociedade.

Ex.2: Um jovem criado na favela, somente pela mãe, sem nenhum encaminhamento religioso, numa situação grave de pobreza, depois de ser muito pressionado pelos colegas, resolve fazer um assalto para comprar um tênis de marca, neste caso ele está sendo o que realmente é? Ou está sendo uma vitima do sistema capitalista? reflitam e tomem suas próprias conclusões.

Esta opressão vinda da sociedade não é de hoje e muito menos sofrida só por aqueles que não seguem a Cristo, vamos pegar alguns exemplos bíblicos.

Livro do Exôdo: Moisés, o grande profeta, que libertou o povo de Israel da opressão egpícia , isto é o que ele era, mas nem sempre foi assim, ele foi criado pela rainha do egito e com isto tinha seu ser oprimido pelo fato de ser o principe, entretanto, não queria viver como príncipe, vendo seu povo sofrer.

Em Lucas 19, aparece Zaqueu, o chefe dos cobradores de impostos, homem muito rico pelo motivo de roubar dos pobres, ele fazia isto por causa da ganância que a sociedade estimulava ao povo, mas como sabemos ele mostrou o que realmente era quando Cristo passou por ele.

São exemplos como este que nos levam a refletir, e parando para pensar, nos perguntamos: quem será que parece com o que realmente é? Isto é uma pergunta quase impossível de responder e sua resposta é desnecessária, o que realmente é necessário, é mudar esta triste realidade.

Com tudo isto vemos que só existem dois meios para esta mudança, mas eles tem que estar juntos. O primeiro é a fé em Cristo Jesus e em Deus pai, que como em Moisés e em Zaqueu, a fé tirou as algemas da opressão e os colocou numa nova vida de liberdade plena, fazendo eles serem o que realmente são. E o segundo ponto é confiar em si mesmo e seguir os seus pensamentos sem medo do que possam falar ou fazer conosco.

Com a fé em que Deus habita em nós e que somos o que Deus quer que sejamos, fica tudo mais fácil, e podemos lutar contra opressão na certeza das palavras de Cristo Jesus: Quem procura conservar a própria vida vai perdê-la, e quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. (MT 10:39) E mais Cristo diz: O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. (João 10:10). Sendo assim temos que viver como somos e não parecer com o que a sociedade quer que parecemos, na fé que Deus está nos apoiando.

Para concluir, ficamos com a frase: Parecer ganha "status" e ser transforma o mundo, mesmo que seja um pedacinho dele, você mesmo.

Autor: Tharles Tadeu.

Você também pode gostar de

0 comentários