Relatório do último encontro: 02/11 - JAH

  • segunda-feira, novembro 04, 2013
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 2 Comentários

Encontro dia 02/11/2013. Tema: Lugar de amizade e partilha.

Como dá pra perceber, falamos da amizade, o início se deu com um poema de Vinicius de Moraes, onde a frase que mais marcou foi: "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Após o emocionante início tivemos, como é de praxe, a recordação do que foi e como foi o último encontro, todos sentiam dificuldade em lembrar, afinal no fim de semana anterior, foram realizadas as provas do ENEM.

Mas a cada fala, todos lembravam de algo, e relembramos o ponto central daquele encontro do dia 19.

Após as recordações, houve uma dinâmica muito divertida, antes do início do encontro foram entregues à nós números, e na dinâmica ao ouvir o seu número ser chamado, devia "desmaiar" e todos ao redor deviam segurar a pessoa que foi chamada.

Depois, ao terminar da dinâmica, percebemos como é importante a confiança, ao "desmaiar" todos souberam confiar que iriam ser sustentados pelos amigos, todos sentiram insegurança, mas foram abraçados pela amizade.

A leitura bíblica foi: Evangelho de São João 15, 12-17. Onde Jesus nos dá o principal mandamento: Amem-se uns aos outros.

E lembramos da nossa betânia, o nosso lugar de aconchego, e até imaginamos como diz o poema, se iríamos cada um para um lado futuramente, ou não, pensamos também, mesmo envelhecidos reunidos como nestes encontros.

Por isso que é muito importante que sejamos quem somos, mesmo que nós tenhamos dificuldade em interagir, sem saber, você já está interagindo, uma simples risada ou uma fala, quando natural, já mostra um pouco do que você é.

Separações e mudanças são inevitáveis, mas nem por isso devemos deixá-las apagar os momentos que temos com nossos amigos.

E como diz Jesus:  Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei à vocês tudo o que ouvi de meu Pai. Portanto, Jesus preza pela amizade, preza pela troca de amor, pela troca de risadas, de lágrimas e tudo o que nos envolve e nos conecta, está é a receita para a civilização do amor.

"Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar" Cantamos na oração final, e colocamos em oração nomes de entes queridos, pois estávamos no dia de finados, rezamos e encerramos.

Autor: P.R. Oliveira

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. É uma pena eu não ter ido neste último encontro, mas é muito bom poder contar com o blog para saber sobre o que conversaram e debateram, gostei muito desse texto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, atitude como a sua é que mantém o blog vivo. Obrigado .

      Excluir