Relatório do último encontro: 16/11 - JAH

  • segunda-feira, novembro 18, 2013
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

Encontro dia: 16/11/2013

Tema: Memória histórica: ser protagonista de sua própria historia
“Seja bem vindo, a sua história te trouxe até aqui”

Se imagine entrando na capela São Pedro após ouvir essa frase. As luzes estão completamente apagadas, deixando espaço para apenas uma vela iluminar o centro de nossa roda.

Você vai em direção a essa roda, se senta e permanece em silêncio. Imagine-se nesse momento observando a ambientação composta por elementos como, a bandeira da PJ, a imagem de Carlos Marighella (representando a luta contra o regime militar na época da ditadura Militar) e a frase “Memória Histórica: ser protagonista de sua própria historia”. Agora reflita sobre essa frase.

O que significa “ser protagonista de sua própria historia” ? Após alguns minutos em silêncio, a música “quisera enfim, poder voltar – Pedro Munhoz” começa a tocar e fomos convidados a prestar atenção em sua letra e meditar sobre o que ela nos diz. Então, as luzes foram acesas, e esse foi o inicio de um encontro cheio de reflexões. Pode-se dizer inclusive, que esse dia, foi a continuação do nosso encontro sobre “Projeto de Vida”. Pensar e planejar nossa história de vida ignorando o passado é um erro que infelizmente cometemos muitas vezes. Nossas atitudes passadas são o real motivo de seu presente ser como realmente é. Nossos erros e acertos do passado que nos direcionam no futuro.

Depois da análise e interpretação da música, um pouco da história da PJ nos foi contada para entendermos como as atitudes de 40 anos atrás mudaram diretamente todo o futuro da Juventude da igreja, (Desde o seu inicio, em meados da década de 60, a ação especializada JAC, JEC, JOC, JUC, jovens evangelizando jovens, os movimentos de luta contra a repressão, a luta pela igualdade). Ouvimos “Cidade Negra - A Estrada”, o que nos levou a refletir sobre os diversos caminhos que viemos trilhando durante a nossa vida.

Devemos aprender a enxergar os nossos erros e as pedras nos caminhos como experiências que diariamente nos aperfeiçoam, afinal, se passarmos a vida ignorando o passado, estaremos sujeitos a cometer todos os velhos erros novamente.

Depois, ao som de “Dias de luta, dias de glória – Charlie Brown Jr” fizemos uma dinâmica. Um papel foi entregue para cada pessoa e deveríamos escrever nele o que havia mudado em nossa vida após começarmos a participar da PJ. Cada papel foi colado em uma bola e uma “batata quente” começou. Quando a musica parasse, a pessoa que estivesse com a bola nas mãos deveria pegar um papel, ler o que estava escrito e em seguida explicar o que havia entendido. Essa dinâmica nos fez debater sobre diversos assuntos sociais envolvidos no nosso cotidiano, desde a timidez, insegurança, até questões políticas e militares.

Sentamos novamente na roda e assistimos uma “parábola” que nos passava a mensagem de que para estarmos no caminho certo, devemos aprender que talvez o tempo de Deus, não seja o nosso tempo, nem sua vontade seja a nossa, mas se nos permitirmos andar em seus caminhos, saber fazer a sua vontade, Deus nos usará da maneira mais bela possível. Vivemos pedindo a Deus que mude as nossas vidas, que nos coloque na direção correta, mas antes disso, devemos deixar ele estar na frente de nossas escolhas. Essa metáfora do Bambu Chinês nos mostra a importância de sermos instrumentos nas mãos de Deus.


Após isso, fizemos a oração final! Somos jovens! Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si. Não devemos encarar as derrotas com pessimismo! São elas que nos trouxeram até aqui, acredite, é ela que vai te levar para um futuro maravilhoso! Basta permitir que os erros atuem na sua vida como lições! “Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela” Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use seu próprio dom para o bem dos outros! Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre!” – Pedro 4:10-11.

Autora: Júlia Caires.

Você também pode gostar de

0 comentários