A Grande Mídia e a Política

  • sábado, novembro 02, 2013
  • Postado por Um Novo Sol PJ
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Emissoras de rádio, TV, jornais impressos, revistas, sites de notícias, entre outros veículos de informação, tem um papel de grande importância para formação das ideias de todos os seus expectadores. Quanto a isso, devemos nos perguntar qual tem sido o papel da mídia em nosso dia a dia e se existe de fato uma, que seja mínima essa chance, de uma democracia no acesso e na circulação das informações para a população brasileira.

A complexidade e magnitude do problema mereceriam muito mais atenção de nossa parte do que o pequeno artigo, portanto, mais uma vez somente passarei por cima dessa questão, como a intenção desse blog é de também abrir um espaço de reflexão entre nós, só iniciarei esse exercício.

A mídia brasileira aparece como um grande império e de certo modo dominada por cinco famílias, o que é capaz de confirmar a ideia de monopólio da veiculação das informações no país. Apesar de não nos vermos tão incomodados por esse fato, é sim algo para nos atentarmos, já que 97% das famílias brasileiras têm a TV como o principal e único meio de acesso de informação. Considerando-se ainda que dessa grande massa a minoria tenha acesso à mídia impressa ou uma forma de mídia “independente”. Daí a ideia de grande mídia e mídia alternativa.

 Essa grande monopolização do acesso a informação é outro aspecto que só confirma a dificuldade que se tem de se alcançar uma pluralidade maior dentro dos meios de comunicação, ou então que não sejam tão atrelados a interesses econômicos. As Jornadas de Junho foram capazes de mostrar como é feita a vinculação de noticias em nossos veículos de informação, essa se dá de forma tendenciosa formando uma massa que não discute ou questiona e apenas aceita as informações que lhe são “jogadas”. Essa observação pode ser feita também a partir das coberturas políticas, tanto em períodos eleitorais, quanto de outros fatos de grande comoção nacional, ou seja, a mídia aparece muito mais como uma forma de reprodução de ideais de um grupo que contém o poder econômico e social, do que propriamente uma forma de vincular o que tem de fato acontecido.

 Portanto, é possível enxergar que os meios de comunicação dentro da realidade da maioria dos brasileiros têm um papel muito mais amplo do que simplesmente mostrar ou informar o que acontece, o de educar e criar uma massa reprodutora do discurso vinculado por ela e que se coloque de forma omissa diante de qualquer fato que seja debatido no seio da sociedade.

O que quero chamar atenção é que uma luta pela democratização dos meios de comunicação deve sim ser uma das bandeiras que a juventude tem que levantar e defender ferrenhamente, isso se dá desde as redes sociais local, em que vislumbramos uma liberdade de diálogo e igualmente no nosso dia a dia, pois a importância desse meio já está aparente e límpida para nós e é um passo primordial para o alcance de uma sociedade mais justa e igual no acesso à informação e todos os nossos direitos básicos.

Autor: Paulo H. Alves

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