Ostentação

  • segunda-feira, novembro 25, 2013
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 1 Comentários

O texto de abertura da revista mensal do Um Novo Sol.

Hoje em dia o que está em destaque é a juventude, com toda sua “ostentação” e curtição da sua vida. Mas qual o comportamento dela diante dessa situação? Será que está realmente curtindo sua vida e sendo feliz? 

Diante destes questionamentos podemos observar que o SER está sendo substituído pelo PARECER, ou simplesmente TER. Parecer algo que você não é, que você não acredita, simplesmente parecer para aparecer, parecer para ter espaço, perdendo a sua essência, e TER para ser reconhecido, questão de “status”. Realidade capitalista onde a juventude está sendo manipulada e induzida apenas a consumir e ter dinheiro para ser “feliz”. Que felicidade é essa?

Há alguns dias atrás fui questionado por um pensamento sobre nossa sociedade, e assim me falou: - “Tá vendo, todo mundo pensa assim, só você que pensa o contrário” – parei para refletir e vi que vivemos em uma realidade de pensamentos já prontos, de pensamentos repetidos, pensamentos copiados sem uma defesa de ponto de vista, como algo maquiado, assim não respeitando a opinião do próximo, nem menos tentar compreendê-lo.

Logo podemos perceber que a roupa que vestimos não é porque nós gostamos, mas porque nossa sociedade repressiva impõe que gostamos, é questão de preço: quanto mais caro, mais notado seremos, assim sendo escravos desse sistema de repressão.

Sabemos que é minoria a juventude dos que pensam, refletem e têm senso crítico diante das situações, mas é essa que pode transformar, por meio de atitudes, uma sociedade, na escola, no seu serviço ou no seu dia-a-dia, mostrando seu protagonismo juvenil, pois somos protagonistas da nossa própria história e felicidade é questão de SER e não de TER ou PARECER.

Autor: Fernando Oliveira

Você também pode gostar de

1 comentários