Influências dentro da sociedade atual

  • terça-feira, novembro 26, 2013
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

O texto sobre Atualidade da Revista do Um Novo Sol

  Na verdade, nós todos somos quem somos devido a influência direta ou indireta dos outros. Quem somos depende muito de quem nos relacionamos, ou seja, direta ou indiretamente o indivíduo está sempre se constituindo como identidade em relação a outras pessoas, principalmente durante sua juventude.


  Nada nem ninguém se torna algo numa realidade fechada, como já dizia o químico Francês Antonie Lavoisier: “Na vida nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, ou se preferir uma frase mais popular, porém, com o mesmo sentido, como disse Chacrinha: “Nada se cria, tudo se copia” (inclusive essa frase que é praticamente uma réplica de Lavoisier). Todas as coisas desse mundo são influenciadas pelo que ocorre ao nosso redor, mas a nossa essência é o que o que diferencia o ser do parecer.

  Creio que ser jovem hoje em dia é sinônimo de confusão. Mesmo que isso possa parecer contraditório dado as facilidades do presente, onde nossos pais em geral são mais compreensivos, tolerantes, há maior liberdade sexual, de expressão e escolha profissional (o que há um tempo nem tão distante era inimaginável). Entretanto, somos parte de uma geração onde tudo já é “mastigado”, tudo se entrega, desde flores, remédios, pizza, eletrodomésticos, até drogas. Nós jovens estamos formando nossas personalidades numa sociedade “fast food” e assim pulamos a fase de espera e amadurecimento. Por esse motivo, a cada vez mais pessoas criam características parecidas.

  A pergunta que fica é como exigir dos jovens da “Geração Smartphone” que saiam do comodismo para encararem as frustrações que toda conquista requer? Como exigir tanta responsabilidade se nos entregam tudo de "bandeja"? Bom... sei que não é fácil, mas devemos ser disponíveis à tudo, porém, o mais importante é que saibamos ser críticos e autênticos.

  Existem milhões de influências no mundo e ter dúvidas em meio à essa infinidade de escolhas só te torna mais humano, até porque a vida está em constante mudança, e as escolhas não são esporádicas, nós as fazemos constantemente. São as mudanças nos diversos temas da vida que nos fazem pensar e formar nossas opiniões.

Seja lá o que você for, o seu estilo, os seus sonhos e crenças, ninguém tem nada haver com isso. O problema está quando queremos parecer algo que não somos. Isso só te tornará uma pessoa que reprime sua própria identidade. Ninguém alcança a felicidade absoluta sendo “outra pessoa”. Deus te criou de uma maneira tão especial, então saiba desfrutar de suas qualidades e defeitos, porque é isso que te torna uma pessoa única!

 “Pra quê o preconceito se todos somos iguais? Por trás dessas roupas ainda existem pessoas que querem ser tratadas como pessoas iguais!”

Ouça: Pitty - Máscara

Autora: Júlia Caires

Você também pode gostar de

0 comentários