Relatório CDL

  • quarta-feira, fevereiro 22, 2017
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

É muito natural que todos os eventos e atividades da Pastoral da Juventude da Diocese de Guarulhos sejam cheios momentos ricos em aprendizado para nosso caminhar. Nos dias 27,28 e 29 de janeiro, um grupo com cerca 40 de jovens se reuniram (composto por representantes de grupos de base e equipe) para fazer acontecer na Associação Caritativa da Paróquia N. Senhora de Fátima o melhor e mais fabuloso 5° CDL (Curso de dinâmica para Lideres) 2017.

Para auferir a reflexão: “Se ele, que também é jovem, pode abraçar a proposta de Jesus Cristo com tanta convicção e competência, por que eu não posso”, em que obteríamos os melhores resultados se entendêssemos a influência que um jovem preparado pode ocasionar na vivencia do outro dentro na comunidade. Ser jovem é ser conquistador de sonhos, e este CDL, demonstrou que a convicção de ideais e de abraçar as causas por Cristo, trazem o melhor de cada jovem e ser pastoral se torna fácil, o difícil é fazer pastoral.

Com início na sexta-feira já surpreendeu de modo inesperado e a todo vapor, com a chegada de todos os jovens no local, a animação era eminente: Todos comprometidos e dispostos a transmitir suas experiências como pastoral e a construir uma igreja jovem.

Ao sábado foi o estopim, digamos que foi o dia mais esperado, todas as atividades, palestras, dinâmicas, vivencias em grupo e as pausas para alimentação (os mais deliciosos) foram sem nenhum atraso, tudo parecia rigorosamente analisado. Neste dia, o conviver com o irmão foi totalmente diferente, o ambiente e a espiritualidade eram coisas extraordinárias. Existia ali uma sintonia que energizava os corações de todos os jovens e a confiança que obtemos uns nos outros confortou nossos corações, sempre criando um sentido da vivência com tudo que era ofertado de conteúdo.

No domingo, o último dia - uma pena já que estavam todos cativados pela presença do Espírito Santo e graça divina - o assunto mais inquietante foi o que é ser Igreja e Comunidade. Foi-nos apresentado a estrutura da igreja e suas mudanças, além de nossos deveres como comunidade. Como pastoral devemos afirmar nosso compromisso com nossa comunidade; devemos lutar por mudanças em nossa 
igreja sendo igreja jovem. Assim o bem nascerá e um novo sol brilhará no horizonte!

O curso promoveu a canalização do desejo de mudança dentro e fora da comunidade e aplicou de forma dinâmica a promoção da comunhão. A participação da juventude ao longo curso nos mostra caminhos para a evolução humana, trazendo consequentemente momentos de reflexão, emoção e a partilha para a vivência nos grupos de base. O curso é focado na evangelização de jovens e o CDL despertou o real sentido de vida em pastoral, que é “viver em comunidade” onde juntos nos tornamos um só corpo. Além disso, o CDL aflorou a vivencia pessoal de cada jovem e para despertar o espírito de liderança em cada um ali presente.

As metas foram todas ultrapassadas, o curso foi além das expectativas. Toda organização e preparação foram excelentes. E mais, a acolhida que teve durante o curso foi maravilhosa! Cada minuto que durou foi uma aprendizagem nova. Ser Igreja Jovem é estar em sintonia, pois "a igreja só será jovem quando o jovem for igreja" (Beato João Paulo II). Ser igreja é ser comunidade, ser comunidade é viver pastoral seguindo os passos daquele que é o Senhor libertador dos oprimidos.




TEXTO: Fábio Ferreira (cursista 5° CDL 1° nível Diocese de Guarulhos)

Você também pode gostar de

0 comentários