Maria passa na frente com a gente! - Romaria da Juventude 2014

Guarulhos recebeu no dia 20 de Julho deste ano, pela primeira vez, a Romaria da Pastoral da Juventude do Regional Sul I. Jovens de todo o estado de São Paulo, se reuniram para comungar do espírito Mariano e Romeiro que pairava sobre o ar da região central de Guarulhos, no coração e na mente de todos aqueles milhares de jovens ali presentes. A beleza do momento de vivência e de espiritualidade se mostrava como algo que ia para além da simples devoção à Mãezinha Preta, a Mãe Negra Mariama, devoção essa que tem os ensinamentos de Jesus como o grande fim.

Lembrar-se do caminho trilhado pelos 8 mil jovens, segundo a (STT- Secretaria de Transportes e Trânsito), é lembrar que a Pastoral da Juventude, nunca esqueceu de conectar os anseios da juventude brasileira à prática do Evangelho de Jesus, palavras de Cristo e que ao longo do tempo se mostrou extremamente deturpada, e por vezes muito embotada pelos interesses de uns poucos. Assim, a clareza na vivência do cristianismo e o espírito transformador da PJ, mostram-se muito ligados à proposta de uma igreja mais preocupada com os fiéis, do que com propriamente o cimento e areia que constituem os templos, proposta essa do Concilio Vaticano II.

Com isso, é possível captar na trilha da caminhada dessas 20 Romarias da Pastoral da Juventude do Estado de São Paulo, que por sua vez confunde-se extremamente com a conexão da fé cristã, e o vinculo à realidade da juventude e de todo povo oprimido. Sendo assim falar que razão e fé são antagônicas se torna plenamente equivocado, já que espiritualidade e prática da vida humana se completam e se fazem importantes dentro da vida moderna.

A fé ligada à prática revolucionária do evangelho, são sim dois pontos que se encontram juntos nas ações da teologia da libertação, e das pastorais que bebem de sua espiritualidade e práxis, a Pastoral da Juventude é uma delas, essa forma de se viver e praticar a fé, são maneiras que transformam a estrutura da sociedade extremamente estranha e avessa ao processo de produção da vida material e cultural. A fé Pejoteira se mostrou viva e presente como Frei Tito, Irmã Dorothy, Padre Gisley e tanto outros ousaram exemplificar na carne, até as ultimas consequências.

Por fim, ver nas palavras de Dom Edmilson que “a juventude sempre busca a liberdade” é ter certeza que, a Vigésima Romaria estadual da PJ construiu e escreveu na historia - e porque não, nas ruas - que somos milhões e que através da vivência e da prática buscamos um mundo mais irmão, cheio de vida e comunhão. Parabéns juventude guarulhense, parabéns a toda a juventude do Estado de São Paulo, que seguindo Maria construiu mais um pedaço do caminho rumo à Civilização do Amor.

Autor: Paulo H. Alves.

Você também pode gostar de

0 comentários