Relatório do último encontro: 08/03 - JAH

  • segunda-feira, março 10, 2014
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 1 Comentários

Tema: "Quem poderá encontrar a mulher forte? Ela vale muito mais do que pérolas” - Provérbios 31, 10.


Entramos todos juntos na capela São Pedro, a igreja estava com as luzes apagadas e a música “Marias Nossas de Cada Dia” estava tocando, sentamos na roda e rosas foram entregues para as mulheres, aquela linda atitude deu início ao nosso encontro do Dia Internacional da Mulher.  


Vimos uma leitura interpretada do texto Quem me estuprou - Aline Valek , que falava sobre estupro,  e após a encenação fomos convidados a refletir sobre o texto e falar o que aquelas palavras significaram pra nós, e concluímos que o texto não fala apenas do estupro físico da mulher, mas também o estupro de seus direitos sociais e trabalhistas, de sua igualdade, de suas vontades e desejos, um texto forte que mostrava claramente como a mulher ainda é desvalorizada nessa sociedade machista em que vivemos.

As luzes foram acesas e ouvimos a leitura Genesis 2, 21-24, a leitura fala sobre a criação da mulher a partir da costela de Adão. “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne”.

Após isso, fomos convidados a refletir sobre o papel da mulher na sociedade em que vivemos, o que gerou grande debate. Vários pontos de vistas, varias opiniões foram expressas, temas como Machismo, Igualdade de Gênero, Preconceitos, Sexualidade foram debatidos entre nós. Esse debate durou um longo período de tempo.

Depois, assistimos um comercial e ouvimos a leitura da crítica sobre esse comercial (http://blogueirasnegras.org/2014/03/06/dia-internacional-da-mulher-branca/)  e falamos sobre ele e nossa opinião. Após isso, fomos convidados a fazer uma dinâmica, nela fomos divididos em 3 grupos e deveríamos falar sobre como a mulher é vista na sociedade atual, alguns grupos fizeram encenações e outros poemas. E ficou clara a opinião de todos, o mundo é machista! E devemos lutar para combater isso diariamente, analisando nossas atitudes e mudando-as.

Depois encerramos o encontro ouvindo a música Tango - Dead Fish e ouvimos a leitura do tema do encontro, Provérbios 31, 10-30 . De mãos dadas, fizemos as nossas preces e rezamos a oração de Maria, nossa mãe. 

Autora: Júlia Caires.

Você também pode gostar de

1 comentários

  1. Demaaaaaaaaaaais. Até arrepiei aqui imaginando como deve ter sido tudo isso *--*
    Amo vocês, JAH!

    ResponderExcluir