Relatório do último encontro: 15/03 - JAH

  • segunda-feira, março 17, 2014
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários



Tema: Um povo sem cultura, é como uma árvore sem raízes.

No último encontro falamos de cultura. Pra início ouvimos País do Futebol - MC Guime Part. Emicida. Tivemos início com uma encenação, a coordenação fazia um discurso supervalorizando a copa do mundo, pois melhoraria a nossa imagem lá fora, e foi questionado o que é cultura, após a questão levantada, foi lida a definição do que é cultura.

E após a encenação tivemos de refletir: O que se entende por cultura?

Muitas provocações foram colocadas no encontro, muitos assuntos, o que é ser culto? Por que o funk não seria cultura? Cultura não é sempre algo positivo, depende o ponto de vista, como sabemos se a cultura está valorizando ou desvalorizando algo?

Deixamos de lado a cultura e nos perguntamos sobre a nossa cidade, Guarulhos possui uma identidade cultural? E o nosso bairro?

Soubemos da história de Guarulhos e os lugares históricos, Guarulhos tem sim, uma identidade cultural, mas o que falta? Valorização? Como podemos agir?

Nesse ponto, foi separado dois grupos, e foi solicitado que apresentassem propostas culturais, quais ações deveríamos ter?

A Leitura bíblica (Evangelho de Lucas 10, 30-35) nos provocou sobre se omitir, será que estamos nos omitindo e nos calando com a injustiça? E por que não tomamos alguma atitude? Como podemos mudar essa cultura opressora?

Após refletirmos e partilharmos as nossas reflexões sobre a leitura, ouvimos Admirável Gado Novo - Zé Ramalho.



E ao fim tivemos a oração final, refletimos sobre o poema escrito pela coordenação:

Cultura são raízes;
Raízes de um povo;
De um rosto;
Com passado de bom gosto.
Cultura é arte;
A expressão;
De pés no chão;
Com amor e paixão.
Cultura, não é sempre algo único;
Positivo e negativo, não importa;
Existem dois lados;
Úteis, inúteis, dissimulados.

Tivemos as preces espontâneas e finalizamos o encontro com uma ave-maria; um povo sem cultura, é como uma árvore sem raízes.

Autor: P.R. Oliveira.



Você também pode gostar de

0 comentários