"Desvalor” aos pais do valor

  • quinta-feira, maio 09, 2013
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários


Chico Buarque de Holanda, Fernando Henrique Cardoso, João Paulo II, Caetano Veloso, Karl Marx. O que existe de comum entre essas personalidades? O que existe de comum entre essas personalidades e você? Existe sim algo em comum, porem está implícito, ou seja, claro, porém escondido. Esse algo comum tem a responsabilidade de dar o primeiro passo de nossa intelectualização, de nossa sociabilização com outros, costumes e outras ideias. Esse algo, fator, denominador comum é ele, o professor.

Nos últimos anos e muito particularmente no Brasil, essa figura tão importante tem tido cada vez mais sua função abstraída pela sociedade e pelo estado. Quando afirmo particularmente no Brasil quero dizer que desde a era Vargas a educação e todos os respaldos sociais, saúde, cultura etc. - que, diga-se de passagem, são de responsabilidade dele: Estado - tem sido deixados de lado, e privatizações nesses setores tem se espalhado e nos deparamos com a situação atual, um caráter cada vez mais estranho na relação entre aluno e professor, cria e criatura, mestre e aprendiz.

Essa situação se mostra cada vez mais clara em nossa sociedade, o reconhecimento desses profissionais é cada vez mais pisoteado pelo poder publico e pelo chulo senso comum que os tacha como preguiçosos e responsáveis por educar e cuidar, quando o seu simples dever é ensinar e despertar nosso conhecimento.

Suas greves são marginalizadas e motivos de chacota. Entendamos juventude o futuro, se constrói com o presente de hoje, nossos mestres merecem respeito e dignidade como qualquer profissional, então a luta continua, e avante professores do Estado de São Paulo, pois são vocês que arquitetam o futuro do país.

Autor: Paulo H. Alves

Você também pode gostar de

0 comentários