IV Encontro Regional da Pastoral da Juventude


Durante os dias 12 à 15 de novembro, no Sub Regional Aparecida, aconteceu o IV ERPJ (Encontro Regional da Pastoral da Juventude) que reuniu jovens dos grupos de base de todo o estado de São Paulo (Regional Sul 1).

Iluminados pelo tema "Façamos Florescer na Trilha dos Grupos de Jovens" e lema "Ide à Galliléia, e lá vocês me verão" (cf. Mt 28,10) fomos todas e todos convidados a refletir e partilhar sobre as nossas Galiléias territoriais e existenciais, sendo provocadas e provoados a sermos uma "Igreja em Saída".

Nossa diocese, enviou 9 delegadas e delegados para participar do IV ERPJ. Este espaço foi enriquecedor para as lideranças de todo nosso regional, e para as lideranças de nossa diocese, um espaço de formação e partilhas.

Ao longo de todo o encontro, o que mais foi avaliado positivamente pelas nossas delegadas e pelos nossos delegados, se diz respeito à mística e sintonia criada entre os mesmos e as mesmas nos espaços do encontro, promovendo um aproveitamento enriquecedor. Toda essa sintonia e mística se fizeram presente com as nossas e os nossos jovens trazendo à tona, a identidade e o trabalho de nossa diocese, em músicas, danças,  partilhas e debates. Carregamos o rosto dos nossos grupos de base em cada espaço vivenciado.

Com o objetivo de pensarmos as nossas realidades, nossas Galiléias e nossas ações, iniciamos uma reflexão a respeito de como temos agido quanto PJ, e como podemos ser Igreja em Saída diante de toda a conjuntura social, política e econômica do nosso país. Todo esse processo foi iluminado a partir da experiência que Cristo viveu, e no qual mergulhamos para a construção do projeto do Reino e da tão sonhada civilização do amor.

É difícil expressar em palavras todos os sentimentos que giraram ao redor deste ERPJ. Espaços como a missão (que foi a primeira para alguns) vieram para reafirmar a nossa opção pelos pobres, nossa opção pela construção de um novo mundo possível. Outros momentos, como almoços, cafés e jantares serviram para partilharmos as vivências e conhecermos melhor outras pessoas que comungam das mesmas utopias que nós.

Gratidão é uma das palavras que podemos dizer, para expressar tudo o que o ERPJ nos transmitiu. Novos laços foram criados, outros fortalecidos... Nessa grande ciranda da vida, a diocese de Guarulhos se fez presente, pisando nas terras da Nossa Mãe Negra para fortalecer mais ainda o ser Pastoral da Juventude, o ser Igreja em Saída e acima de tudo discípulos e discípulas de Cristo.

Impulsionadas e impulsionados por todas as inquietações, esperanças e sonhos, retornamos à nossa Galiléia, trazendo na mala os sonhos, as esperanças e as inquietações que este encontro nos proporcionou. Voltamos aos grupos de base, cheias e cheios de animação para fazermos florescer a Civilização do Amor.

Por:
Samuel Garcia - Paróquia São Vicente de Paulo - Soberana
Filipe Henrique - Paróquia São Francisco de Assis - Nações

Você também pode gostar de

0 comentários