Caminhar, reescrever... REVER! - Encontro Equipe Diocesana da Pastoral da Juventude

Nos dias 26 e 27 de novembro, a Equipe Diocesana da Pastoral da Juventude (EDPJ) de Guarulhos se reuniu para a sua revisão de vida anual. A casa das Irmãs da caridade de Ottawa no bairro do Macedo recebeu os jovens para fazer a experiência de rever todas as trevas, luzes e cores do ano de 2016.

A dinâmica da leitura orante proposta durante os dias que antecederam a revisão de vida e o convite para fazer uma reflexão da caminhada pastoral, de como se deram e se dão as relações do coletivo que compõe a EDPJ ajudou nesse caminho avaliativo.

A metodologia, a mística e a espiritualidade libertadora da PJ, não deixaram de se fazer presentes tanto no sábado, como no domingo. Assim, iluminados pela canção de Belchior que nos convidou a gritar: “E eu quero é que esse canto torto/feito faca, corte a carne de vocês”, foi possível fazer o movimento de olhar para a história recente da vida particular e de todo o contexto coletivo vivido.

A proposta do último dia foi de relacionar as práticas e as experiências individuais com as experiências coletivas e os passos dados pela EDPJ ao longo do ano, um processo de abertura e encontro do outro, como os discípulos que caminhavam à Emaús (Lc 24, 13) que “reencontraram” Jesus no gesto de partilha do pão, a ideia era partilhar a vida, as dores e a utopia para refazer a caminhada e se “reencontrar” no outro. O membro da Comissão Regional de Assessores do Estado de São Paulo (CRA- Sul1), Éder Francisco foi o responsável por assessorar e guiar esse encontro através de sua presença e de sua intervenção profética.


A ideia de partilhar a vida, construir a história individual e coletiva através da vivência, da reflexão das ações é um desafio dentro da nossa realidade cada vez mais individualista e imediatista, se encontrar no outro e criar raízes é o primeiro passo para a construção da igreja dos pobres e marginalizados, igreja essa que deve seguir em saída para a construção da tão sonhada Civilização do Amor. Muito Axé!!!


Equipe Diocesana da Pastoral da Juventude

Você também pode gostar de

0 comentários