Vlog: Sociedade #04 - A importância da mulher na comunidade!

Não me deseje feliz dia das mulheres, levante e lute comigo!

Neste dia , 8 de Março é muito importante fazermos uma reflexão dos avanços e dos direitos das mulheres. Porém, este dia também será um dia de luto, por tantas que morreram na luta pelos direitos iguais! O dia 8 de Março, nasce de um acontecimento espantoso. Em uma fábrica em Chicago, nos Estados Unidos, 129 operárias foram queimadas por seus próprios patrões. Elas exigiam direitos trabalhistas, tais como: redução de 18 horas diárias para 8 horas, equivalência de salários entre os homens e as mulheres (pauta que temos que avançar muito no Brasil), direito á roupas que servisse (eram roupas usadas por outras(os) operárias(os) e direito á tomar água (que por vezes elas não podiam parar e ir ao banheiro, apenas os homens). Indignados com a “tal rebeldia”, os patrões as jogaram dentro do porão da fábrica e atearam fogo.

Dentro do espaço eclesial, precisamos lembrar de grandes apóstolas que ajudaram e ajudam a construir o Reino de Deus.

Maria, com o dom do ventre, trouxe á este mundo um nazareno iluminado. Soube superar os desafios da morte do seu filho até sua ressurreição. Exemplo de paciência e sabedoria. Rute, foi uma mulher que dedicou sua fidelidade ao exercício da palavra e do pleno amor. Tornou-se uma referência feminina da época em que conseguiu sair de determinadas situações de dificuldade para trazer a esperança.

Mulher Samaritana, aquela que adorou a Deus em espírito e verdade, anunciadora da boa-notícia e exemplo de conversão. Irmã Dorothy, militante da Comissão Pastoral da Terra que atuava ativamente nos movimentos sociais. Exemplo de justiça e solidariedade. Foi assassinada com 6 tiros, em uma estrada pouco movimentada, por um fazendeiro.

Margarida Alves, sindicalista e defensora dos direitos humanos , representou uma classe trabalhadora na luta pelos direitos trabalhistas. Foi assassinada com 12 tiros. Irmã Cleusa, que viveu sua vida em devoção aos pobres e oprimidos e missionou na Amazônia. Exemplo de gratuidade e compaixão. Foi assassinada em 28 de Abril de 1895.

A exemplo destas proféticas mulheres, que temos que olhar para dentro das nossas comunidades e fazer a reflexão do serviço ao próximo que elas executam. Trazer as mulheres mais ativamente na Igreja, como? Dar espaços para falas com paridade de gênero (homens e mulheres falam na mesma equidade), chamar as mulheres para repassar uma formação, trazer a pauta de gênero para dentro das nossas pastorais e movimentos, não conceder apenas o exercício da mulher as tarefas de serviços gerais da paróquia (limpeza), tratar com dignidade da pessoa humana qualquer mulher que for recebida em estado de violência física, psíquica e moral.

Diante disso, não me deseje apenas feliz dia das mulheres, venha comigo construir esse mundo de igualdade e fraternidade. Caminhe conosco para conquistar corações e mentes! Iremos precisar de todo o mundo nessa jornada árdua e calorosa!

Sejamos fonte de amor!
Feliz dia das mulheres.

 Autora: Tabata Tesser

 

Você também pode gostar de

0 comentários