Relatório dos encontros da campanha da fraternidade – PJ Paulera

  • quarta-feira, abril 01, 2015
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

Nos dias 22 de fevereiro, 1 e 8 de março a PJ Paulera trabalhou a campanha da fraternidade 2015 que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e  lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45). Os encontros foram uma adaptação do livro de encontro para jovens que a CNBB disponibilizou para ser utilizado.


Encontro 1 (22/02): Igreja e sociedade.

O encontro se inicia a com a música Fábrica (Legião Urbana), discutimos a relação da música com o tema da campanha.

Dividimos as pessoas em 3 grupos, cada grupo tinha um problema social, nos grupos eles tinham que discutir sobre esse problema social e trazer para o grupo o que a igreja faz ou pode fazer para esse problema social. Os problemas sociais que entraram na discussão foi: O preconceito racial, a violência doméstica e os homossexuais.

Na plenária foi apresentado tudo que foi discutido nos grupos e os membros dos outros grupos fizeram suas considerações sobre o que os outros grupos apresentaram. O encontro se encerra com a música Paciência (Lenine) e com a oração final.


Encontro 2 (01/03): “É preciso saber viver...”

O encontro se inicia com uma a leitura de um trecho reflexivo seguido da música “É preciso saber viver” (Titãs).

Foram escolhidos 5 voluntários, cada um deles recebeu uma imagem que retratava um problema social em que os jovens estão mais presentes. Cada um dos voluntários teve que mostrar sua imagem, relatar sobre o problema e dar um testemunho sobre esse problema na sua vida.

Os jovens foram divididos em 2 grupos e cada grupo deveria apresentar em forma de teatro a relação da igreja com esse problema social.

Os vídeos do teatro estão no YouTube:

Grupo 1: https://www.youtube.com/watch?v=_sO6mWvpwg0

Grupo 2: https://www.youtube.com/watch?v=zfQb49qGY3Q

Encerramos o encontro com a oração final e com os avisos.


Encontro 3 (08/03): “Juntos somos 1...”

O encontro se inicia com a música “Pra não dizer que não falei das flores” (Geraldo Vandré).

Os encontros anteriores foram lembrados e os jovens foram direcionados a pensar em um modo de agir dentro da nossa realidade, fazendo relação com o que foi conversado até ali. Várias ideias surgiram e ficou como missão, o grupo colocar em prática em nossa comunidade.

Foi feita uma dinâmica em que os jovens foram amarrados e foram orientados a se misturar sem se soltar e depois tinham que voltar à roda de novo, quando todos voltaram a posição inicial, foi explicado a importância do trabalho em grupo.

Encerramos o encontro colocando nossos pedidos sobre a campanha da fraternidade, e após cada um colocar sua oração, os jovens escolheram uma música para ser usada como oração final, e o grupo escolheu “Pai nosso dos mártires” (Zé Vicente).

Esse foram os nossos encontros da campanha da fraternidade, até o próximo relatório. Muito axé a todos!

Autor: Henrique Evangelista

                                           

Você também pode gostar de

0 comentários