Relatório – Segundo Cine Jovem Debate – Paróquia Sto. Antônio

  • quarta-feira, abril 22, 2015
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

“Mãe, você me pergunta se eu acredito em Deus, e eu te pergunto, que Deus? Tem sido minha missão mostrar um Deus dentro do homem, pois somente no homem ele pode existir”. Esse é um trecho da carta de um filho, lida pela mãe no filme que assistimos no II Cine Jovem Debate.

 O filme “Zuzu Angel” nos ajudou a aprofundar o debate sobre o tema proposto pelo encontro, refletimos sobre as mães que se encontram diante da morte violenta de seus filhos, e como a realidade social e as injustiças, tantas vezes ignoradas, se tornam visíveis quando somos nós as vítimas. Como no I Cine Jovem, nesse também nos veio, mesmo que nas entrelinhas, um processo de uma espécie de conversão.

Fomos acolhidos no salão da capela Santa Maria com a frase “434 mortes e desaparecimentos durante ditadura militar. Você se importa?” em seguida tivemos a oração inicial que antecedeu uma reflexão sobre as mães, que como Maria passaram pela dor de perderem um filho, vítima da repressão, seja durante a ditadura civil-militar (como a personagem do filme) ou as que ainda hoje perdem seus filhos vítima, entre outras coisas, da repressão policial e da pena de morte informal. Foi através desse reflexão que foi introduzido o filme.

Após assistirmos ao filme, sentamos em círculo, onde partilhamos e debatemos.
O filme trabalhado nesse encontro nos mostra uma mãe, que como muitas outras, diante da perda do filho, abre os olhos para realidade social do pais, e mostra sua coragem e luta. Não há como não lembrar de Terezinha, mãe do menino Eduardo, que foi ameaçada por Policiais após ter o filho morto numa operação da PM no complexo do alemão.

O encontro foi encerrado com a leitura do “sermão da montanha”  e preces espontâneas.
O tema partilhado no II Cine Jovem veio nos preparar para refletir sobre maio, o mês das mães. Refletir de uma maneira aprofundada, deixando de lado os clichês consumistas dos presentes, flores e do “feliz dia das mães” impresso em cartões de felicitações.  

Você também pode gostar de

0 comentários