Carta aos grupos contra a redução da maioridade penal

  • terça-feira, abril 14, 2015
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

Querid@s Pjoteir@s, 

O tempo oportuno nos convida para uma reflexão sobre nossa opção pela vida. Está em tramitação a PEC 171/93 que altera a redação da constituição federal referente a imputabilidade penal do maior de 16 anos, isto é, coloca em pauta a redução da maioridade penal para 16 anos. Neste contexto, a Pastoral da Juventude em comunhão com a CNBB se movimenta a fim de se posicionar como Igreja na defesa pelos direitos da juventude. Nós, Pastoral da Juventude da Diocese de Guarulhos reafirmamos a missão profética de denúncia das injustiças, fazendo ecoar o grito: NÃO À REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.

A Boa Nova de Jesus anuncia “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10), nos impulsionando a ser sinal de esperança neste cenário sócio político desafiador. Assumir a luta pelos direitos da juventude é praticar o anúncio de Cristo na defesa pela vida em sua plenitude, sendo assim somos convocados a sermos protagonistas nesta sociedade de hoje que “...se caracteriza por uma busca de bodes expiatórios que paguem o preço dos males sociais com a sua liberdade e com suas vidas, típico nas sociedades primitivas...” como nos alerta Papa Francisco.

Comprometidos com a construção da Civilização do Amor, devemos promover uma sociedade mais justa, combatendo as causas da violência em suas raízes, criando e fortalecendo políticas públicas para a juventude e exigindo do Poder Público o cumprimento de ações que garantam a proteção integral, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Conscientes de nosso papel cristão a priori e atuantes da Pastoral da Juventude, não podemos ficar inertes aos sinais de morte que comprometem a vida da juventude. O grupo de base, como célula viva da dinâmica estrutural da Pastoral da Juventude, abraça a causa em defesa da vida e é convidado a debater em seus espaços a temática da redução da maioridade penal norteados pelo evangelho libertador. A Pastoral diocesana, em comunhão com todos os grupos de bases articulados, propõe tal debate, na realidade singular de cada grupo e a fim de legitimar esse movimento documentaremos todas reflexões.

Neste contexto, coordenadores, membros do grupo, secretários, vices e etc, ninguém deve ficar de fora quando falamos da vida da juventude, promova um diálogo aberto sobre o tema em seu grupo e encaminhe a reflexão para o email: pjdiocesedeguarulhos@gmail.com, elabore também um breve vídeo sobre a temática para divulgarmos nas redes.

Juntemos nossas mãos e nossas utopias, que a luta pela cultura da paz, por vida digna e plena se faça viva em nosso horizonte!

Amém, axé, awerê aleluia!

Pastoral da Juventude - Diocese de Guarulhos

Você também pode gostar de

0 comentários