JAH - Relatório de encontro 23/04/2016

Tema: O grupo, lugar de...

O grupo foi acolhido com um abraço de boas vindas e indagado com uma frase: "O grupo é um lugar de quê?" A ideia era definir em uma palavra e escrever em um pedaço de papel. Com todos bem acolhidos, convidados à caminhar, no corredor o grupo se deparava com várias palavras definindo o grupo como lugar de: partilha, encontro, amizade, comunhão, etc. Todos com seus papéis em mãos colocava na ambientação, como forma de oração, a sua definição representada simbolicamente naquele papel.

Como de costume em alguns encontros, para quebrar o gelo e conhecer um pouco mais os jovens do grupo, foi feito uma dinâmica chamada "roda viva" ou "centro das atenções", onde uma pessoa é sorteada e a mesma se coloca no centro das atenções, e todos fazem diversas perguntas e essa deve responder. O sorteado da noite foi nosso amigo Tharles. Esse momento foi muito divertido e muito construtivo também, pois assim conhecemos um pouco mais da pessoa e se fortalece o laço de amizade.

Recordando o encontro anterior, que falava da importância da família para o jovem e de como o jovem é importante para a família, o encontro tomava como introdução o resgate da caminhada da trilha até chegar ali.

Chegando de fato ao tema do encontro, cada um pegou uma palavra (que não tenha sido a própria pessoa escrito) que estava no centro da ambientação, e foi convidado a partilhar o que cada pessoa pensou ou sentiu ao definir aquela palavra para o grupo. Diversas palavras foram colocadas definindo o grupo como lugar de: amizade, encontrar-se, encontro, luta, comunhão, coletividade, oração, etc. Foi muito interessante a partilha de cada um, pois esse exercício, além de tentar colocar o que a pessoa pensou ou sentiu, fazia o grupo a encontrar um sentido para aquela palavra, onde o mesmo se deparava que a união de todas aquelas palavras era o que fazia o grupo. Cada pessoa com sua vivência, sua história faz o grupo. Diversas são as realidades, mas a comunhão da vida de cada um é que faz o grupo caminhar, que faz o grupo pessoa, não só em número, mas também na fé e no laço de amizade do conjunto.

Jesus, sendo o filho de Deus, poderia ter caminhado sozinho, mas não. Ele veio nos ensinar o quão é importante não caminhar sozinho. Ele também formou o seu grupo de base, chamando cada um pelo seu nome, e esse conjunto de homens e mulheres foram chamados de apóstolos e discípulos de Cristo, como conhecemos bem a história de vida deles hoje. A partir da leitura da Palavra cada um se sentia a vontade para partilhar aquilo que mais lhe fazia sentido e o que a história de Cristo tinha a ver com o tema do encontro.

Caminhando para a última dinâmica do encontro, foi colocado no chão dois cartazes, cada um com uma frase a ser completada:

  • O grupo é importante para mim porque... 
  • Eu sou importante para o grupo porque... 

Um a um foi colocando no cartaz o que achava importante destacar, diante da partilha vivenciada no encontro. Após a leitura de tudo aquilo que tinha sido colocado no cartaz, o grupo pôde perceber a importância do grupo na vida de cada um, e também de como ele era importante para a história do grupo.

Enfim, entrando em clima de oração, o grupo se colocou de mãos dadas e se pôs a rezar. Finalizando aquele momento de oração, o grupo cantou juntos a música "Pra sempre Jovens".

Por: Fernando Oliveira.

Você também pode gostar de

0 comentários