Anauê - Relatório de Encontro 28/02/2016

  • terça-feira, abril 05, 2016
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários


No dia vinte oito de fevereiro de dois mil e dezesseis, o grupo de Pastoral de Juventude da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida, Anauê -Filhos de JAH, se reuniu para mais um encontro semanal. Iniciamos motivados pela música "Irmão Sol; irmã Lua (Padre Zezinho)" a louvar a criação e recordar que Deus é vida partilhada em todos os seres que vivem.

Como irmãos, partilhamos um pouco de como foi a semana de cada um e relembramos o encontro anterior. Em seguida, foi lido pela jovem Kamila o poema “A arte de ser feliz” de Cecília Meireles que dizia sobre a necessidade de aprender a olhar “através de uma janela”, e proposto que também fizéssemos como a personagem do poema e produzíssemos nossas ‘janelas’, o nosso olhar sobre a realidade que nos cerca. Depois de todos terem terminado, nos colocamos a observar o desenho de cada um e partilhar suas próprias percepções e sentimentos expostos ao desenhar.

Durante a partilha o grupo foi percebendo semelhanças entre o desenho de cada um e alguns sentimentos se destacaram, como o de BUSCA – ESPERANÇA – AMOR – SONHOS - HUMANIDADE e DECISÃO. Partindo dessas ideias, a condutora fez uma inclinação ao tema do encontro, falando sobre a história da Campanha da Fraternidade e o tempo litúrgico em que ela acontece (a Quaresma). Foi apresentada a proposta de que nossa visão de mundo e sociedade sejam convertidas em cada situação que vivemos e que realmente vejamos as situações com um olhar mais humano e generoso, como diz a frase: ERGUER AS MÃOS COM ALEGRIA MAS REPARTIR TAMBÉM O PÃO DE CADA DIA.

Dando continuidade a nossa reflexão ouvimos a leitura bíblica Mateus 13, 31-32, em que tem como provocação o grão de mostrada, esse que era muito pequeno mas que ao mesmo tempo brotava sem cessar, nos dando como ensinamento que um pequeno ato pode transformar uma geração e que só basta acreditar.

Renovados e cheios de sentimentos bons aflorados, prontos para transbordar, nos colocamos em silêncio diante das nossas janelas para juntos em espírito de amor fazermos nossas preces. Fomos convidados a olhar aquilo que ainda precisa de luz em nossa realidade e ao fazer nossa prece acender uma vela cantando “ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós”. Logo após esse gesto, fizemos memória de pessoas que são sinal de luz em nossas realidades. Fizemos a oração da campanha da fraternidade, cantamos a música “a necessidade era tanta e tamanha” (número 357 do louvai) e encerramos rezando um Pai nosso.

Por: Rafaela Rodrigues & Caroline Mattos

Você também pode gostar de

0 comentários