Relatório Assembleia Diocesana - Segundo dia 23/11

  • segunda-feira, novembro 24, 2014
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

O nosso segundo dia de assembleia se iniciou com o ofício da manhã, fomos convidados à ir até a quadra, lá foi lido trechos da bíblia e cantos costumeiros foram executados.

Após isso, voltamos ao mesmo lugar que estávamos no dia anterior, relembramos o dia anterior, foi um momento curto e rápido.

Depois disso, numa palestra descontraída, Fernando Diegues convidava-nos a refletirmos as nossas ações como pastoral da juventude e coordenadores de grupo.

Ele apresentava quatro conceitos, que não são seguidos por boa parte dos grupos, todos os grupos, no dia anterior, apresentava as mesmas dificuldades expostas nas tendas.

Fernando apresentou quatro conceitos:
  1. Objetivo
  2. Processo
  3. Planejamento
  4. Método
Para falar de objetivo, ele tinha cinco placas, nelas estavam escritas definições do que seria "Objetivo". Todas elas estavam certas, mas em diferentes perspectivas, mas a perspectiva que queríamos é a que fala que objetivo, é algo a ser alcançado, algo a ser alcançado dentro de um processo.

Ele usa como exemplo a espiritualidade, pra que serve a espiritualidade? Pra chorar? Chorar pra quê? A espiritualidade é mais que isso, a espiritualidade fala essencialmente do seu autoconhecimento e relação com Deus.

Falando de processo, todas as pessoas que entram na pastoral da juventude passam por um processo, ninguém, no primeiro dia de pastoral vira coordenador, por isso a importância da base, nela deve ser trabalhada aos poucos a autonomia dos membros.

Ressaltamos também a importância do planejamento e do método.

As reuniões/encontros devem possuir um planejamento, não podemos, segundo exemplo do palestrante, falar de futebol, enquanto no encontro anterior foi tratado um assunto totalmente diferente, tem que ter um caminho, tem que ter continuidade.

Qual o método que devemos seguir? Que tipo de material temos que usar? A metodologia não se baseia somente em materiais, e sim na forma de trabalhar, como a separação de equipes para diferentes tarefas, por exemplo, ajudar a conduzir um encontro, cuidar da agenda do grupo e muitas outras coisas que não só ajude o coordenador, mas ajude a quem está responsável e principalmente o grupo.

Depois de refletirmos as provocações levantadas, tivemos uma pausa para o café, e depois tivemos o momento de levantar as prioridades para os anos de 2015 e 2016.

Foi proposto aos coordenadores de seus respectivos grupos, a conversarem por alguns minutos, sobre quais seriam as prioridades dos próximos dois anos. Depois de todos os coordenadores partilharem o que foi levantado na conversa, era a hora de votar, para votar todos deviam levantar seus crachás à somente uma das prioridades em pauta, como eram duas prioridades, o processo foi feito duas vezes e as prioridades eleitas foram:
  1. Promover formação (para jovens do grupo de base; para novos coordenadores).
  2. Viabilizar vivências com a comunidade.
Após a votação, chegou o momento de escolher o tema diocesano de 2015, fomos divididos em grupos (o mesmo grupo dividido no dia anterior para avaliar as atividades diocesanas) e devíamos em 15 minutos, pensar em um tema para o próximo ano.

Após o almoço, o mesmo processo das prioridades foi feito, foi colocados em listas todos os temas sugeridos e depois da votação, o tema eleito foi:

  • Construção de um novo reino - Lançai as redes em águas mais profundas.

Depois tivemos a votação das propostas de novos formatos para as atividades diocesanas, avaliadas no dia anterior.

Tivemos também um momento de homenagem à equipe diocesana e também conhecemos a nova coordenação e equipe de 2015, na coordenação teremos agora Higor Mamede e Marília, e na equipe temos novos nomes: Aline Souza do Maranatha (Paróquia Santa Luzia – Parque Alvorada) e Fernando Oliveira do JAH (Paróquia Santo Antônio - Pimentas).

Tivemos a missa e encerramos o dia falando sobre o blog Um Novo Sol, foi contada a história do blog e como ele se tornou diocesano, também foi dito que em 2015, o blog será o principal canal de comunicação da PJ da diocese.

E assim encerramos as assembleias, e vamos lançar as redes em águas mais profundas!

Autor: P.R. Oliveira.

Você também pode gostar de

0 comentários