Relatório do último encontro: 29/03 - JAH

  • sexta-feira, abril 04, 2014
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários


Tema: EDUCAÇÃO: conhecer, fazer, viver, ser.

Começamos o nosso encontro em fileiras, um atrás do outro, como em uma escola, após questionamentos do porque das fileiras, organizamos as cadeiras e em volta da ambientação, fizemos um círculo.

Dentro da ambientação, palavras como Trabalho, Motivação, Vestibular, Rendimento e Avaliação estavam presentes.  Fomos convidados a refletir sobre a educação de nosso país, sobre as escolas, as faculdades, e até mesmo a educação dos lares brasileiros. Discutimos sobre o sistema de ensino, e sobre como o governo age, aos nossos olhos, de maneira errada. Temas como bonificação, más condições de trabalho, ambiente escolar, repressão dentro das próprias escolas e recursos escolares estiveram presentes no debate.

Após isso, assistimos ao vídeo da musica “The Wall – Pink Floyd” que eu recomendo à todos que assistam, pois apesar de ser um vídeo feito à décadas atrás, seu conteúdo é claramente visível e se encaixa perfeitamente nos dias de hoje (onde as escolas criam massas de cidadãos que não sabem seu papel na sociedade, massas de mão de obra barata e analfabetos políticos, que por não entenderem diversos assuntos, não sabem como exigir seus direitos - e em muitos casos são acomodados, a ponto de se contentarem com qualquer coisa que lhes é dado -, afinal, isso é o que o governo quer, isso é o que mantém o sistema capitalista de pé).

Após essa reflexão, fizemos uma dinâmica muito divertida, e ao mesmo tempo séria. Nela dois grupos foram divididos, o grupo A deviria encenar como são as escolas e professores atualmente, e o grupo B deveria demonstrar como é a “escola ideal”.

No grupo A, a indisciplina e falta de planejamento tomou conta da sala de aula, alunos sem respeito, professores sem plano de aula, e outra série de fatores (bem como vemos diariamente na realidade das escolas publicas). Já no grupo B, a sala de aula deixou o seu plano de fileiras e tomou a forma de uma roda, onde todos podem se ver, todos são iguais, e todos estão dentro da dinâmica da aula, nessa “escola ideal”, temas sociais entraram na sala, e os alunos aprenderam a como levar os ensinamentos da sala para suas vidas do lado de fora da escola.


Depois refletimos sobre cada situação apresentada e pensamos no que fazer para levar nossos conhecimentos e pontos de vista pra dentro da realidade escolar.

Ouvimos a leitura “Matheus 7, 24-29” e fizemos nossas preces, lembramos que o encontro não acaba lá, mas deve ser colocado em prática em cada ação do nosso dia-a-dia. De mãos dadas, fizemos a oração final e ainda em roda cantamos “entra na roda com a gente”.

Autora: Júlia Caires.

Você também pode gostar de

0 comentários