Relatório do último encontro: 29/03 - JAH
- sexta-feira, abril 04, 2014
- Postado por Um Novo Sol PJ
- 0 Comentários
Começamos o
nosso encontro em fileiras, um atrás do outro, como em uma escola, após questionamentos do porque das fileiras,
organizamos as cadeiras e em volta da ambientação, fizemos um círculo.
Dentro da
ambientação, palavras como Trabalho, Motivação, Vestibular, Rendimento e
Avaliação estavam presentes. Fomos
convidados a refletir sobre a educação de nosso país, sobre as escolas, as
faculdades, e até mesmo a educação dos lares brasileiros. Discutimos sobre o
sistema de ensino, e sobre como o governo age, aos nossos olhos, de maneira
errada. Temas como bonificação, más condições de trabalho, ambiente escolar,
repressão dentro das próprias escolas e recursos escolares estiveram presentes
no debate.
Após isso,
assistimos ao vídeo da musica “The Wall – Pink Floyd” que eu recomendo à todos
que assistam, pois apesar de ser um vídeo feito à décadas atrás, seu conteúdo é
claramente visível e se encaixa perfeitamente nos dias de hoje (onde as escolas
criam massas de cidadãos que não sabem seu papel na sociedade, massas de mão de
obra barata e analfabetos políticos, que por não entenderem diversos assuntos,
não sabem como exigir seus direitos - e em muitos casos são acomodados, a ponto
de se contentarem com qualquer coisa que lhes é dado -, afinal, isso é o que o
governo quer, isso é o que mantém o sistema capitalista de pé).
Após essa
reflexão, fizemos uma dinâmica muito divertida, e ao mesmo tempo séria. Nela
dois grupos foram divididos, o grupo A deviria encenar como são as escolas e
professores atualmente, e o grupo B deveria demonstrar como é a “escola ideal”.
No grupo A, a indisciplina e falta
de planejamento tomou conta da sala de aula, alunos sem respeito, professores
sem plano de aula, e outra série de fatores (bem como vemos diariamente na
realidade das escolas publicas). Já no
grupo B, a sala de aula deixou o seu plano de fileiras e tomou a forma de
uma roda, onde todos podem se ver, todos são iguais, e todos estão dentro da
dinâmica da aula, nessa “escola ideal”, temas sociais entraram na sala, e os
alunos aprenderam a como levar os ensinamentos da sala para suas vidas do lado
de fora da escola.
Depois
refletimos sobre cada situação apresentada e pensamos no que fazer para levar nossos
conhecimentos e pontos de vista pra dentro da realidade escolar.
Ouvimos a
leitura “Matheus 7, 24-29” e fizemos nossas preces, lembramos que o encontro
não acaba lá, mas deve ser colocado em prática em cada ação do nosso dia-a-dia.
De mãos dadas, fizemos a oração final e ainda em roda cantamos “entra na roda
com a gente”.
Autora: Júlia Caires.
0 comentários