Relatório do último encontro: 15/02 - JAH [Aniversário: 7 anos]

  • segunda-feira, fevereiro 17, 2014
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários



Encontro de aniversário de 7 anos do grupo da Pastoral da Juventude: JAH (Juventude, Atitude, Humildade) da Capela São Pedro.


Tema: O que a memória amou, ficou eterno. - Adélia Prado.

"Não podemos deixar de falar, das coisas que vimos e ouvimos."

No último encontro, todos foram acolhidos com esta frase, infelizmente foi chamada nossa atenção quanto à reflexão não feita no início e tivemos de sair dos bancos e ler os cartazes que estavam no chão com esta frase.

O encontro iniciou, e na oração inicial lemos o  primeiro e segundo capítulo de Gênesis e um texto de memória do grupo adaptado ao estilo da leitura bíblica, texto este que está no fim do relatório, depois refletimos, o que faltou? O que faltou nessa caminhada? E fomos convidados a dizer uma palavra que representasse o nosso sentimento naquele momento.

Depois foi lida uma mensagem, e se iniciou a recordação, mas foi diferente, como era aniversário do grupo, recordamos a caminhada do grupo e nada melhor que interrogar uma antiga e veterana integrante e amiga de nosso grupo, a exemplo dela todos nós revelamos como foi a nossa vinda para o grupo, o que esperava e o que marcou.

Tivemos um momento de descontração, com um vídeo que fazia memória de nosso grupo, depois de muitas risadas ouvimos a música feita pelo grupo para o Fest Jovem de 2013.

Depois de grandes discursos e algumas lágrimas descerem, tivemos a leitura bíblica (Mateus 13, 31-32) contava a parábola do grão de mostarda:
E contou-lhes outra parábola: "O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor entre todas as sementes, quando cresce, torna-se uma das maiores plantas e atinge a altura de uma árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos".
E refletimos: O grupo tem dado frutos? E que frutos são esses? A semente foi plantada, e este blog foi um fruto de nosso grupo.

Ao fim, tivemos a oração final, fomos divididos em três grupos, e estes grupos criaram as orações com as palavras que disseram no início do encontro, ao ler,  lemos também a oração de 40 anos da pastoral da juventude no Brasil, depois foram apagada as luzes, nos deram velas, e a vela maior devia acendê-las, e assim se fez, todas as velas foram acesas, pois somente uma não era o bastante, não iluminava o suficiente, depois fomos convidados a juntar a chama de todas as velas, fazendo referência ao nosso compromisso, o compromisso de deixar essa luz brilhar e mantê-la acesa, e sempre estar ajudando uns aos outros, pois é assim que o grupo caminha.

Anexos:

Texto citado acima, adaptado ao estilo da leitura bíblia do Gênesis:
7 anos de JAH!
  1. "No princípio eram apenas quatro jovens, o desânimo soprava sobre eles, mas havia esperança de continuar aquele jeito estranho de ter fé, foi o primeiro ano.
  2. O grupo de quatro pessoas aumentou, agora este grupo tinha nome, chamava-se: JAH, mas ainda tínhamos desafios, foi o segundo ano.
  3. O grupo foi enfraquecido, os desafios de participar da comunidade estava presente e o grupo não dava frutos, chegou perto do fim, foi o terceiro ano.
  4. Houve um recomeço e o grupo foi reestruturado, haviam desafios, aos poucos foi nascendo um coração pejoteiro em alguns, foi o quarto ano.
  5. Um pouco mais engajados, não podíamos ignorar a realidade social que nos cercava, cantamos contra o extermínio e só estávamos começando, foi o quinto ano.
  6. Novas pessoas chegaram, pois a luta era muita para poucos, fomos missionários, um novo sol nasce em nossas vidas, foi o sexto ano.
  7. A realidade nos desafiava a mostrar nossa atitude cristã, defendemos a vida, manifestamos nossas posições contra a redução da maioridade penal, gritamos "Genocídio não, mata minha fome" mas ainda faltou algo. O que faltou? E Deus viu que era bom e nos dá força para continuar, foi o sétimo ano."
[Texto por P.R. Oliveira e Wélio Meireles]
Vídeo citado:



Autor: P.R. Oliveira.

Você também pode gostar de

0 comentários