MULHERES QUE NOS INSPIRAM E A NOVA CAMPANHA DA PASTORAL DA JUVENTUDE - PJ Rūah - 08/04 & 22/04

  • segunda-feira, maio 07, 2018
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários


Reunimos-nos no domingo (08/04) para falarmos sobre "Mulheres que nos inspiram..." tema escolhido com base na nova campanha da pastoral sobre os ciclos de violência contra a mulher.


Após a oração, fizemos a seguinte leitura: lev 15:19-30, que aborda o período menstrual de uma mulher como uma doença e todos aqueles que entrarem em contato com ela estarão impuros. Diante disto, discutimos sobre como cada um compreendeu a passagem e o que ela nos fazia sentir. Além disso, comentamos brevemente sobre outras leituras que trazem este contexto machista e como elas podem influenciar, de certa forma, a nossa sociedade até hoje.


Em seguida, veio o seguinte questionamento: "Mulher, qual é a sua luta?", onde as mulheres do grupo que se sentiram a vontade, contaram sobre o que enfrentam e o que elas se esforçam para tentar mudar. Os homens também foram convidados a participar deste momento, contando histórias de mulheres próximas a eles e as lutas diárias que elas enfrentam.

Após histórias que pareciam ter saído dos séculos passados, houve a segunda pergunta: "Mulher, de onde vem essa força?" - que foi respondida com muito afinco por uma das jovens: "desta necessidade de mudança".

Então, fomos apresentados (figuramente falando) a oito personalidades que fizeram história pela luta da igualdade entre gêneros. Mulheres que, infelizmente não são devidamente reconhecidas.

No fim, nos deparamos com a palavra hebraica "Rūah" que significa "Espírito Santo" e que está no feminino. Uma palavra simples e pura que, mais tarde, nos pareceu mais do que adequada para colocar de nome do grupo.


O encontro foi dividido em duas partes, no segundo domingo (22/04), nos reunimos novamente para continuarmos debatendo sobre o tema. Desta vez, foram trazidos dados extremamente chocantes sobre os mais diversos tipos de violência contra a mulher:

- A cada 7.2 segundos uma mulher é vítima de violência física no país.
- Em média, 12 mulheres são assassinadas por dia no Brasil.

Esses e mais outros foram citados mostrando a importância desta nova campanha e como devemos nos preocupar com o aumento destes números.


Com temas como esse, a PJ Rūah caminha aos poucos para buscar a sua identidade, discutindo sobre assuntos importantes que merecem a nossa atenção.

Por: Aline Anastácio

Você também pode gostar de

0 comentários