Novos Horizontes - PJ São Vicente de Paulo 01/03/2017

Nesta quarta-feira de cinzas, nós dos grupos da Pastoral da Juventude da Paróquia São Vicente de Paulo, fomos convidados a vivenciar um encontro diferente e em um lugar diferente. Foi o encontro inicial da campanha da fraternidade que esse ano vem com o tema "Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida" e com o lema "Cultivar e guardar a criação" e nada mais justo do que fazermos o encontro apreciando e contemplando a natureza, e foi esse o intuito desse encontro diferente que foi realizado no Morro do Nhangussu, no bairro do Água Azul, que é tão próximo de nós e nunca tivemos esse contato e proximidade com o local.


Acordamos cedinho e nos encontramos por volta das 6h30 da manhã, pegamos um ônibus em direção ao Água Azul. Ao chegar ao bairro já começamos a caminhada que foi um pouco longa, mas no meio do caminho já conseguíamos ter a sensação de leveza que aquele lugar cheio de vida nos proporcionava a cada passo dado por cada um de nós. Ao longo do caminho encontramos algumas pessoas nas poucas casas que tinha por ali cumprimentando-as com um "Bom dia", e encontramos alguns cachorros que seguiram na caminhada conosco ficando ao nosso lado em todos os momentos, desde a caminhada de ida até a caminhada de volta.

Ao chegarmos no topo do morro, onde foi nosso encontro, já estavamos cansados, mas aquela vista maravilhosa e aquela brisa do vento, que aquela Mata Atlântica nos proporcionava ali naquele momento, era tão gratificante que ficamos encantados, esquecendo de qualquer cansaço que estivéssemos passado antes e só sentir a paz e a calma que estava sendo plantada dentro de nós.

Houve uma Mística Inicial, na qual era lido o capítulo 1 de Gênesis, e enquanto isso os coordenadores iam entrando com os símbolos da leitura e os deixando no centro da nossa roda, formando uma ornamentação. No início era trevas, representado por um pano preto, e um vento forte, representado por um pano que a Bia balançava, mas que logo depois houve a Luz, o Henrique entrou com a vela representando a separação entre a luz das trevas. Foi colocado sobre o pano preto um pano branco que representava o céu, a porção seca que é a terra, foi jogada um pouco sobre nós e logo depois colocada no centro. Entrou um pano azul e o Samuel com um vaso de vidro mexendo e apressiando a água que havia dentro dele. Logo depois Adams entra com as sementes para serem plantadas na terra, e a Bia com as plantas. Para representar a divisão do dia e da noite, vai ao centro um luzeiro maior do dia que foi representado por um sol brilhante, e o luzeiro menor da noite representado pelo desenho de uma lua. Após, escutamos os sons de animais terrestres, répteis e aves por um áudio, e acabamos até tendo um som natural dos cachorros que estavam conosco latindo rs. E por fim, o homem e a mulher, representados por Samuel e Evelyn, entram encantados um com o outro, demonstrando afeto e carinho sendo a imagem e semelhança de Deus e dominam o mundo, tendo também como representação de seus alimentos as plantas.

Seguindo este momento significativo, cantamos a música "Guaranis", que fala do mundo que vivemos, de sua natureza, as belezas naturais e ações do homem, um trecho dessa música retrata bastante o que vivenciamos naquele lugar cheio de vida e simplesmente maravilhoso.

"Ah, água pura ali na fonte
É a gente olhar os montes,
Sem ter medo do amanhã.
Ah, o meu lindo continente
Que fez do sangue a semente
Para ver o Sol nascer.
Ah, nossas matas tão bonitas,
Verdes mares canto a vida
Quando o dia amanhecer."

Fomos convidados a nos aprofundar ainda mais, sentindo o ambiente a nossa volta e o que era nos proporcionado durante este momento. De olhos fechados e vedados, é falado sobre a criação e o que temos nela. Colocamos nossas mãos para frente e sentimos a terra que nos era dada, nosso chão, meio de vida. Após, são colocadas as sementes, que representam o lançar da vida, plantar os sonhos, nossos sonhos!! E por último é regado com água, que cultiva e ajuda a vida a brotar, florescer, frutificar.

Partilhamos como foi este momento, esta contemplação da vida, os sentimentos que vieram e o que despertou em cada um.

"A experiência foi realmente incrível, uma mistura de paz e tranquilidade que o lugar e o encontro traziam. Foi um encontro que me fez refletir muito sobre o quanto incrível é a natureza e sobretudo o que Deus nos deu e não aproveitamos. Foi um experiência bem incrível." Bianca, 01/03.

"A experiência que tivemos, nos ajudou a enxergar uma grande beleza nas coisas mais simples que sempre passam despercebidas por grande parte de nós. Pudemos também sentir um pouco mais de proximidade com a natureza e toda a criação de Deus, o que nos causou muitas sensações maravilhosas e um pouco e paz em meio ao caos." Alexia, 01/03.

Para fechar este momento incrível, proveitoso e repleto de partilhas, não podíamos deixar de fazer um ciranda. É cantada e dançada a música "Uma Só Será a Mesa", para lembrar que a criação é nossa Terra-Mãe e altar de Cristo dado a nós por Deus.

E para finalizar continuamos em roda de costas para o centro, rezamos um Pai Nosso e uma Ave Maria voltados para o horizonte para assim conseguir realmente agradecer por toda aquela maravilha que estava a nossa volta, agradecer à ele que é Pai e a ela que é Mãe por nos proporcionar essa experiência incrível, e que muitas vezes essa beleza toda passa despercebida por nós em meio a tanta correria do nosso dia a dia.

Por: Gabriel Soncini e Heloisa Pontes

Você também pode gostar de

0 comentários