Reflexão antes da missa 10/08/14: Saborear internamente todas as coisas.

"A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão". Foi esse trecho do Salmo, que personifica a Verdade, Amor, Justiça e Paz para construir um encontro fraterno, que chamou minha atenção nessa manhã, quando nos reunimos antes da Missa na Capela São Pedro, para partilharmos e  meditarmos a mensagem que a liturgia nos proporciona. 


Apesar do número pequeno de pessoas (três) que compareceram, a partilha foi multiplicadora, assim como os peixes e pães narrados no evangelho do domingo passado. Cada um trazia consigo o que viveu na semana, as miudezas que passam despercebidas aos nossos olhos vaidosos, as pequenas coisas que quando partilhada, faz nascer o milagre.

Começamos nossa reflexão cantando um mantra e propondo uma reflexão individual sobre a semana. Após isso, fizemos a leitura do Salmo (Sl 84), repetindo os versos que chamaram nossa atenção, cada um o leu em voz alta, a cada nova leitura um novo ponto de reflexão.

 Em seguida, o Evangelho (Mt 14,22-33) onde tiramos reflexões sobre medo; desânimo, no que diz respeito ao trabalho pastoral; motivação externa, quando procuramos algo exterior, sinais, receitas prontas para nos animar e reacender nossa fé, quando na verdade o movimento deve ser o inverso, devemos, sem pressa de resultados, mesmo com as dificuldades resgatar uma chama já acesa. Isso lembra uma música cantada pelo Pe. Fabio de Melo, onde ele diz "Não é preciso uma verdade nova, uma aventura, para encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno". 

Devemos olhar pra dentro, para cara do nosso medo, da nossa angústia, na cara da nossa omissão, encarar o mar exaltado e ter certeza que Jesus está lá. 

Por: Wélio Meireles 

Você também pode gostar de

0 comentários