Relatório do último encontro: 18/01 - JIGANTES

  • segunda-feira, janeiro 20, 2014
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

Encontro de 2014 do grupo Jigantes da Paróquia Santo Antônio dos Pimentas.

Tema: Ano de 2014, um ano novo com um novo recomeço.

1º Passo para a mudança: Fé, qual é a minha, qual é a sua, em quem é a nossa Fé?
Iniciamos o Reencontro do grupo com a oração inicial, pedindo discernimento e abrangência do nosso coração para as palavras que iriam ali mudar nossos corações.

Em seguida foi lançada a seguinte frase para análise e reflexão: “O que é a fé para você?”. Em formado de roda de conversa todos colocaram seus pontos de vista sobre a questão estabelecida e foi concluída que a fé, é a força que nos motiva a andar, pensar, nos alimentarmos do que o Pai vem a nos ensinar, é algo imprescindivelmente essencial ao nosso existir.

Logo após esse momento, foi “interpretada” uma historia do livro “Contos admiráveis para jovens extraordinários”. Onde havia um barbeiro e seu cliente que conversavam enquanto o barbeiro fazia seu trabalho e num determinado momento foi questionado a existência de Deus, o barbeiro se julgando incrédulo da existência de tal ser, pois como poderia existir um Deus tão poderoso e misericordioso se havia tanta fome, dor e angústia no mundo, que existiam homens, mulheres e crianças nas ruas a pedir um prato de comida, como poderia Deus deixar seus filhos chegarem à esse estado, o cliente pensativo e crítico do que o barbeiro havia comentado, ficou pensativo e não disse uma só palavra, ao sair do salão, o cliente encontra um homem na rua com a barba e o cabelo muito longo e então volta imediatamente ao salão e diz:

- Então não existe Barbeiro!

O Barbeiro sem entender questiona o cliente, que explica:

- Não existe Barbeiro, porque há homens na rua de barba e cabelos longos...

E então o barbeiro se justifica.

- Existe, porque eles não vieram até mim.

E com isso foi discutido sobre as vezes em que fomos realmente de coração ao encontro do Pai, seja para pedir ajuda, agradecer ou até mesmo, conversar com ele.

Depois da explanação de todos, foi lido o santo Evangelho Lc18, 35-43, onde é abordada a fé de um cego para com Jesus Cristo que o curou e o fez enxergar novamente, com isso, nos colocamos no lugar do cego e percebemos as vezes em que nos deparamos com problemas e achamos que seria o fim do mundo, onde estaríamos acabados sem esperança alguma e que Deus coloca sua mão sobre nós e tudo se resolve, as portas e janelas se abrem para que possamos ver a tua luz novamente.

Então o grupo foi divido em 2 equipes, onde cada uma teria que mostrar um exemplo de FÉ.

A 1ª Equipe abordou a fé que cura e liberta trazendo à encenação de uma mãe devota que leva seus filhos à missa, mas que com o passar do tempo adoece e um de seus filhos se revolta e abandona o caminho santo, mas que ao se deparar com a situação crítica da mãe, recorre ao único salvador, entregando-lhe seu coração e aceitando o Senhor e assim, Deus libertou sua mãe da enfermidade.

A 2ª equipe trouxe a encenação da peça Everything do Lifehouse, onde Deus ao criar o ser humano, mostra as belezas naturais criadas por ele, mas os pecados (Luxúria, vaidade, ganância, drogas e até a morte) acabam desviando seu caminho, mas que no fim, o caminho certo é um só, que é o caminho de Deus.

Por fim, foi mencionado o texto de Santo Agostinho, que diz da importância de no momento de dor, de dúvida de que realmente possa existir um Deus que está por você, lembre-se que ele vive DENTRO de você e que ele deu o próprio filho por você, te libertando de qualquer pecado cometido ou que um dia você irá cometer, pois ele é um Deus de amor, de cura e de libertação.

Chegou a hora da oração final, com as intenções à todos que passam por dificuldades, sejam elas espirituais, materiais ou fisiológicas e agradecendo sempre, por mais um dia de união.

Autor: Vinícius Rocha.

Você também pode gostar de

0 comentários