Relatório do último encontro: 31/05 - ANAUÊ

  • segunda-feira, junho 15, 2015
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários


No domingo, dia 31 de maio de 2015, o grupo de base da Pastoral da Juventude (Anauê – Filhos de JAH) da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida, se reuniu para seu encontro semanal. Os jovens foram acolhidos sendo convidados a escreverem seus nomes em um pedaço de papel. Após a chegada de todos, iniciamos o encontro refletindo sobre o presente que recebemos ao nascer, que é nosso nome, e o significado que carrega em nossa vida, fazendo parte de nossa identidade. Em seguida, meditando com o canto “Aqui chegando Senhor”, fomos convidados a ofertar nossa própria vida. Simbolizando esse gesto incluimos nossos nomes na ambientação.

Recordamos e partilhamos sobre os acontecimentos na vida de cada um durante a semana e logo depois iniciamos a discussão do tema do encontro (Cada um por si e Deus por todos?). Percebemos que precisamos de pessoas à nossa volta, e vimos como elas somam em nossas vidas, nos ajudando a identificar os valores e sentidos de muitas coisas, através do amor aos irmãos e tendo como base a nossa relação de grupo, onde estamos unidos em Cristo buscando um novo amanhã, pleno de vida. Precisamos uns dos outros, de mãos unidas, pois sozinho não dá pé.


Contemplando a nossa discussão, foi proposto a cada um que segurasse uma ponta de barbante, escolhesse uma pessoa e jogasse o rolo à ela dizendo uma qualidade dessa pessoa, onde por fim formamos uma rede. Ao conversar sobre este exercício, concluímos que sozinhos não podemos formar uma rede, cada um é necessário para esta construção e por isso o grupo é importante, pois o fazemos com a nossa presença. Chamados a caminhar juntos, cantamos e dançamos a canção “Momento novo”.

Proclamada por um conjunto de quatro pessoas, meditamos a leitura bíblica Lc 24, 13-35, que fala sobre os discípulos de Emaús. Relacionamos o “grupo em Emaus” e o nosso grupo, percebendo que assim como em Emaús, nós também nos reunimos para falar sobre a morte e ressurreição de Cristo, somos convidados a abrir nossos olhos e ter outro olhar sobre a realidade, partilhamos e caminhamos juntos, e confirmamos a nossa fé. Lembramos uma outra passagem que diz “Onde um ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei entre vós”.

Depois de juntos termos visto e julgado a importância do grupo, decidimos como gesto concreto sairmos em missão nas casas dos jovens que estão afastados do grupo, para visitar a eles e suas famílias, e mostrarmos o quanto ele é importante para o nosso grupo. Ouvimos a canção “Amigo do Sol, Amigo da Lua” (Benito Di Paula).


Para encerrar, pegamos as pontas de barbante que formaram a rede anteriormente e desconstruímos a rede fazendo o caminho contrário, onde a pessoa que recebeu o barbante, devolveu a quem lhe entregou fazendo por ela uma prece, de modo em que rezamos uns pelos outros, confiantes que esta rede construída simbolicamente faz parte de nós. Em seguida professamos juntos a benção final e nos comprometemos a rezar durante a semana pela pessoa que fez a prece por nós.

Autoras: Caroline Mattos e Rafaela Rodriguês.

Você também pode gostar de

0 comentários