Relatório do último encontro: 01/02 – PJ Lavras

  • quinta-feira, fevereiro 05, 2015
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

A PJ da Comunidade São João Bosco no Lavras, da paróquia São Vicente de Paulo voltou a atividade neste primeiro domingo de fevereiro, e trazia como proposta a convocação dos jovens para a construção de um novo ano.

Todos os jovens foram recebidos na porta da sala do encontro, ungidos com um óleo em suas mãos acompanhado do seguinte dizer “A messe é grande mas os trabalhadores são poucos.”, ao entrar na sala se deparavam com ela totalmente vazia, sem ornamentação, cadeiras, apenas sendo instruídos a sentarem no chão em circulo.

Quando todos sentaram-se, foi declamado o poema “É por amor- Zé Vicente”, e distribuídas sementes de girassol para cada um deles guardarem para outro momento do encontro.

Após serem questionados o que havia de diferente no ambiente naquele dia, os jovens receberam as instruções para começar uma espécie de caça ao tesouro, onde eles deveriam seguir as dicas que encontrassem juntos com os elementos do encontro escondidos em várias partes da comunidade e montassem eles mesmo a ornamentação com o pano, a vela, a bíblia, o círculo de cadeiras, etc. Junto com cada elemento achado havia um breve resumo da importância de cada objeto para o momento do encontro. Quando tudo já estava em seu devido lugar, discutiram entre si o que havia significado aquilo e então, foram convidados a levantar de suas cadeiras, ficarem atrás delas e finalmente “assistirem o encontro”. Não precisou nem se esperar nada para logo um exclamar que estava errado, e que o encontro não funcionaria sem as pessoas dentro do circulo. Então, um a um foram chamados por seus nomes e principais características a “entrarem na roda com a gente” e então plantar em um vaso com terra as sementes de girassol representando aquilo que traziam para o novo ano de caminhada.

Foi feita a relação entre todas as dinâmicas com o fato de que este ano temos o objetivo de tornar o grupo cada vez mais ‘’nosso’’, com cada vez mais participação dos membros no momento do encontro, e maior participação do grupo dentro da própria comunidade, e que eles são a maior ferramenta para essa construção.

Depois lemos a leitura dos Discípulos de Emaús, discutimos e cirandamos ao som de Momento Novo.

Autora: Jackeline Nunes

Você também pode gostar de

0 comentários