Relatório do primeiro encontro Fest Jovem 2013: 03/08

  • segunda-feira, agosto 05, 2013
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

Banner do fest jovem 2012
Primeiro encontro com o subsídio do Fest Jovem 2013 (Capela São Pedro).

Com os afazeres da Semana Missionária e com a Jornada Mundial da Juventude, não tivemos encontros.

Porém mesmo após sábados sem encontro, o encontro nos surpreendeu pela quantidade de pessoas. No início tivemos um momento místico: Com as luzes da igreja apagadas e velas acesas refletimos a nossa vida na pastoral da juventude, como entramos e como estamos, refletimos também tentando buscar na memória a nossa lembrança mais antiga dentro da igreja, e deveríamos descrever tudo que vivemos na igreja e na pj em uma só palavra, e assim, um por um, descreveu. Sucedeu palavras como: Fé, Evolução, Amor, Deus e etc.

Agora com luzes acesas, começamos o encontro. Todos nos apresentamos porque havia caras novas no encontro, foi um momento descontraído.

Para discutir tivemos o tema  do fest jovem deste ano: "Somos igreja jovem: Viemos pra incomodar" e a fala do antigo Papa João Paulo II "A igreja só será jovem, quando o jovem for igreja". Tivemos a dinâmica da "postagem" tínhamos de escrever em uma tira da papel como a presença da juventude na igreja pode ser vista.

Todos escreveram e colocamos no nosso meio, depois o coordenador pegou todas e as devolveu aleatoriamente para que nós lêssemos e a que mais me chamou atenção foi a frase de alguma pessoa (que eu não sei quem era) que dizia: Jovens, sejam revolucionários - Papa Francisco.

E vimos que para trabalhar para igreja, é preciso acima de tudo humildade e como a nossa energia de juventude pode ampliar os horizontes da igreja católica.

Ouvimos a música "O mesmo rosto - Jorge Trevisol" e relembramos um trecho do filme: "Anel de Tucum" para lembrar e não esquecer o propósito do uso do anel, não é só um anel bonito.


Também tivemos uma dinâmica onde devíamos encher as bexigas e escrever nelas a pastoral que ache mais importante na igreja, já escrito, fomos ao fundo da igreja e lá devíamos todos jogar as bexigas pro alto e não as deixar cair, porém a coordenação retirava um a um e ficou difícil e pouco a pouco todas chegaram ao chão. O propósito era dizer que temos que trabalhar juntos, a cada pessoa que se retira da pastoral ou da igreja, fica difícil manter o foco para o que realmente importa.

Nossa oração final foi diferente, todas aquelas palavras ditas no início do encontro deveriam ser usadas por dois grupos para criar uma oração final, não faltou criatividade.

Concluímos que a amplitude de acolhimento só será atingida com a colaboração e o elo entre as pessoas e as pastorais, trabalhar com humildade para assim alcançar os nossos objetivos. E pra encerrar retomo a frase do nosso Papa Franciso: "Jovens, sejam revolucionários".

Autor: P.R. Oliveira.

Você também pode gostar de

0 comentários