É TEMPO DE TRAVESSIA: É TEMPO DE PLANEJAR! - EDPJ

  • sexta-feira, janeiro 27, 2017
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

Na noite da última sexta-feira e manhã de sábado (dias 20 e 21), a Equipe Diocesana da PJ Guarulhos esteve reunida, partilhando a vida, refletindo e planejando o trabalho pastoral em nossa diocese.

Iniciamos a nossa noite iluminados/as pelo evangelho de São Lucas (Lc 5,1-11) no qual o próprio Jesus nos convida a enfrentar a nossas inseguranças e segui-lo, como seus discípulos o fizeram: "Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens". Quando assumimos o papel de evangelizadores/as fazemos também uma opção de vida e é isso que a Pastoral da Juventude propõe a todos/as nós: opção pelos pobres, pelo Reino do Cristo Libertador. Por essa e outras razões, fazemos a partilha da vida, por isso construímos assim também o nosso espaço. Cada membro da equipe foi convidado a partilhar as pedras encontradas no caminho, o que dificulta o nosso dia a dia em nossas vidas que, apesar de trabalho, escola, faculdade, comunidade, pastoral, etc, têm tudo interligado. E não somente isso. Falar de dificuldades na caminhada só é possível por lançarmos nossas vidas em busca de sonhos e defendermos a bandeira da PJ, por isso partilhamos também o que cada um/a vem cultivando, o que já floresceu e o que ainda se espera florescer.

Florescer o caminho exige cuidado e clareza dos passos dados, assim encerramos a nossa noite já nos questionando sobre algumas perguntas que foram apresentadas pensando no papel da EDPJ, sua dinâmica, maneira de responder às necessidades dos grupos de base e seus limites no trabalho pastoral.

Pela manhã, recebemos nosso querido companheiro de caminhada Thiago Velardo, assessor leigo da PJ da diocese de Mogi e do nosso Sub-regional SP2, que nos trouxe um outro horizonte partilhando as realidades da sua diocese sempre trazendo à tona os questionamentos já feitos na noite anterior nos ajudando a buscar respostas e pensar no trabalho aqui, no nosso chão.

Após toda a partilha desse outro horizonte que enriqueceu o nosso espaço, nossa querida assessora leiga Vanessa e nosso querido representante na Coordenação Regional da PJ Sul1, o Fernando (Índio), nos motivaram a fazer essa travessia entre onde estamos e o que queremos alcançar, da qual já dizia Fernando Pessoa "é tempo de travessia e se não ousarmos fazê-la teremos sempre ficado para sempre à margem de nós mesmos".

Para pensar nessa travessia, fomos convidados/as a fazer memória, primeiramente, da nossa travessia pessoal na pastoral e assim a travessia coletiva. Revisitamos as demandas da nossa última Assembleia Diocesana, realizada em dezembro do ano passado, trazendo para a discussão o tema, lema, prioridades e indicativos que foram construídos e deliberados juntos às representatividades dos nossos grupos de base.

Com isso, o desafio é tornar nossas ações pastorais mais significativas: como atender a essas demandas? Como as atividades podem viabilizá-las? Como a EDPJ se organizará diante das realidades já conhecidas? A que distância se está do que se quer alcançar?

Ampliamos o nosso olhar para as realidades e estreitamos o nosso trabalho para semear o caminho. Trabalho que será construído ao longo desse ano de 2017 e que, com certeza, contará com as mãos de todos/as caminheiros/as que fazem parte desse chão lindo e fértil que é a PJ Guarulhos.

Desejamos desde já paz e bem, e que nosso trabalho pastoral em nossos grupos, comunidades, paróquias, forania e diocese possa ser à Luz daquele que é o nosso centro, que é a nossa identidade: Jesus Cristo. Que a Civilização do Amor floresça em nós, que não a esperemos calados/as e acomodados/as.
Muito axé!

"Escolhi a sombra desta árvore para
repousar do muito que farei,
enquanto esperarei por ti.
Quem espera na pura espera
vive um tempo de espera vã.
Por isto, enquanto te espero
trabalharei os campos e
conversarei com os homens.
[...]
Estarei preparando a tua chegada
como o jardineiro prepara o jardim
para a rosa que se abrirá na primavera."

"Canção Óbvia" de Paulo Freire

Por: Samuel Garcia.                        

Você também pode gostar de

0 comentários