Relatório do último encontro: 05/07 - ANAUÊ

  • quinta-feira, julho 16, 2015
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

No dia cinco de julho, o grupo de jovens Anauê – Filhos de JAH se reuniu em uma só força e um só pensamento para continuar a realização do nosso gesto concreto, que é ir até a casa dos jovens que estão afastados do grupo. Reunidos, agradecemos a Deus pela vida de todos e meditamos a leitura Mt 10, 5 - 13. Em seguida, ouvimos as palavras do Papa Francisco chamando-nos atenção para uma Igreja em saída e de mãos dadas, sentindo uns aos outros, refletimos o sentido do caminhar sabendo que por onde passarmos brilhará a luz de Jesus.

Definimos nosso trajeto e partimos. Nossa caminhada se iniciou pela casa do jovem Bruno, onde juntos partilhamos nossos últimos dias e nossos projetos. Bruno se juntou a nós para caminhar e seguimos para casa do jovem Gabriel. Fomos recebidos com muito carinho por ele, seu pai e seu irmão. Soubemos notícias da família, demos notícias sobre nós e fizemos uma partilha sobre a leitura Jer 1, 4 – 8.

Refletimos a coragem de Jeremias, que na presença libertadora de Deus assumiu sua missão profética e passou a ter voz, em tempos que apenas os anciões eram reconhecidos por sua sabedoria. Percebemos quantas vezes somos levados a esquecer que Deus se manifesta em todas as coisas e fala conosco através do irmãos, pois ainda nos dias hoje vivemos em uma sociedade adultocêntrica. Por esse motivo, muitas vezes não conseguimos reconhecer e sermos reconhecidos em nossas atitudes e palavras, mas a juventude é o novo, que aceita a diversidade e se incomoda com as injustiças e o seu clamor não pode ser abafado.

Alguns jovens se lembraram de um filme chamado Corrente do bem, falaram sobre a história e pensamos o quanto às vezes é difícil aceitar que as mudanças vêm através do ‘trabalho de formiguinha’ e queremos uma rápida e drástica mudança. Recordamos que as formigas apesar de minúsculas conseguem passar por galhos de árvore ou outros obstáculos, por que unem forças até que juntas consigam atravessar. Assim também somos nós, que aceitando nossa missão profética vamos como formiguinhas unindo nossas forças, nossa fé, e passo a passo construindo a civilização do amor.

Encorajados pelas palavras do evangelho e cheios de esperança, cantamos a música “O Profeta” (46 Ofício Divino da Juventude). Destacando os versos "Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei. Não temas anunciar-me, em tua boca eu falarei" encerramos nossa visita rezando juntos a oração do Pai nosso em agradecimento pela família que nos acolheu e por nosso grupo ter estado quase completo neste domingo. Nos abençoamos dizendo “Deus te abençoe” (com as mãos na cabeça do outro), “Deus te proteja” (com as mãos nos ombros do outro) e “Deus te dê a paz” (dando um grande abraço fraterno).

Por: Caroline Mattos e Rafaela Rodriguês.

Você também pode gostar de

0 comentários